Conheça a Aurora

Com apenas 25 cm de altura ela ajuda na segurança de 6 milhões viajantes

Recordes de passageiros, planos ousados, e até um falcão e um cão de crachá: os bastidores do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins

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Na manhã dessa segunda-feira (29/9) jornalistas mineiros foram convidados para conhecer os bastidores e as novidades do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Fui para o local já preparado para absorver e tentar traduzir o tanto de números que viria daquele encontro.

No tour pela “Cidade Aeroporto”, onde trabalham diariamente 7 mil pessoas, esbarramos em viajantes apressados, presenciamos abraços trocados nas chegadas e partidas e vimos um ambiente pulsante de vidas e histórias. Mas o que realmente chamou a minha atenção foi a patrulha animal, responsável pela segurança dos milhares de passageiros que passam pelo aeroporto mineiro.

Mas antes de falar desses guardiões, vamos às novidades apresentadas: primeiro, a reabertura do desembarque no Terminal 1, fechado para reformas em 2023 e já estará em operação em 25 de outubro – mais uma opção de despacho no aeroporto gigante, sem fim, que é preciso maratonar para chegar aos portões de embarque, ou simplesmente, sair dele. Outra novidade é o hotel que está em construção dentro do terminal, com inauguração prevista para 22 de dezembro. 

Guardiões alados

Jornalistas mineiros acompanharam o tour pelo principal aeroporto
Jornalistas mineiros acompanharam o tour pelo principal aeroporto Carlos Altman/EM

Imagine um lugar onde o rugido dos jatos se confunde com o piado agudo de um falcão e o latido determinado de um cão pastor. Não é cena de um filme de aventura, mas o dia a dia pulsante do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, a 40 quilômetros de Belo Horizonte. O portal aéreo de Minas Gerais que conecta o coração do Brasil ao mundo é hub que movimenta não só bagagens e sonhos de férias, mas uma orquestra invisível de heróis alados e humanos dedicados. Mergulhamos nos bastidores, com números que contam histórias e inovações que prometem voos ainda mais altos.

No vasto gramado que margeia a pista de 3 mil metros, onde aviões como o Boeing 747 deslizam como baleias no céu, o perigo espreita em penas e pelagens. Colisões com aves, conhecidas como "bird strikes", podem custar milhões e vidas preciosas. É aí que entram os super-heróis de quatro patas e asas afiadas: o programa de manejo de fauna, que transforma predadores em sentinelas.



Sob os cuidados e comando do biólogo Marcos Antônio Souza e da veterinária Ana Letícia Freitas Guimarães, a Aurora, a falcão-peregrina de olhos laser e envergadura imponente, não é só uma ave; é uma funcionária oficial. Ela patrulha os céus ao lado de Shogun, Peregrino, James, Xuxa e Apolo – um esquadrão de falcões e gaviões treinados para espantar bandos de pombos, andorinhas e até raposas urbanas que ousam invadir a pista. Esses rapinantes criam um território de intimidação natural que reduz em até 90% os incidentes de fauna, segundo dados internos da BH Airport.

E não para por aí: Martin, o cão pastor belga fofo e instinto afiado, é o parceiro terrestre infalível. Enquanto Aurora reina nos ares, Martin galopa pelo perímetro, latindo ordens para mamíferos curiosos como coelhos ou gatos vadios que ameaçam cruzar a rota de decolagem. Juntos, eles evitam o que poderia ser um pesadelo: uma turbina engasgada por uma asa errante.

Investimentos

BH Airport espera investimentos na ordem de R$ 240 milhões para revitalizar o Terminal
BH Airport espera investimentos na ordem de R$ 240 milhões para revitalizar o Terminal Carlos Altman/EM

Nos próximos três anos, o BH Airport está em negociações com o Governo Federal para realizar um investimento de até R$ 250 milhões na modernização do Terminal 1, incluindo melhorias que estavam previstas no acordo de concessão, mas ainda não foram executadas. Entre as melhorias projetadas, destacam-se a construção de uma nova sala de embarque perto do portal 7, a implementação de um sistema moderno de bagagens domésticas e reformulações em áreas comuns, como as vias de acesso, pátios de circulação, lojas, restaurantes e o mezanino do terminal.



Números recordes 

Quem vê o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins de fora, a construção brutalista de concreto e vidro, não imagina o tamanho da engrenagem que faz o aeroporto respirar. Do vidro espelhado do terminal, de onde se avistam aviões tocando o solo e partindo para dezenas de destinos, à rotina quase invisível de quem mantém tudo em funcionamento, o BH Airport é um organismo vivo — e, como todo organismo, tem coração, pulmões, cérebro… e até guardiões improváveis com penas e patas.



Por trás das portas de vidro e das esteiras giratórias, pulsa uma força vital: cerca de 400 profissionais diretos empregados pela BH Airport, concessionária que administra o terminal desde 2014. São controladores de tráfego aéreo que dançam com os ventos, equipes de manutenção que consertam o que o tempo desgasta, e atendentes que transformam o caos de uma conexão perdida em um sorriso reconfortante. 

Só no primeiro semestre de 2025, 6,2 milhões de passageiros cruzaram os corredores de Confins. Em julho, o movimento internacional atingiu 62 mil viajantes em um único mês, o maior da história da concessão. O fluxo não se resume às pessoas: as esteiras do terminal de cargas receberam 22,4 mil toneladas em seis meses, recorde absoluto.

Os números impressionam até quem comanda o espaço. Daniel Miranda, CEO do BH Airport, não esconde o entusiasmo: “Temos capacidade para movimentar quase o triplo do que fizemos no ano passado. Hoje, somos o segundo aeroporto em destinos domésticos e o terceiro em totais. É um potencial que vamos explorar com responsabilidade.” Miranda gosta de repetir que o aeroporto não é apenas um ponto de partida ou chegada, mas uma porta de entrada de Minas para o mundo — e cada novo recorde reforça essa ideia.


Um aeroporto que respira comunidade

A BH Airport também se preocupa com o que está além das pistas. O programa de coleta seletiva já retirou mais de 2 mil toneladas de resíduos do terminal, destinando-os a associações de catadores da região. Em 2025, a concessionária firmou parceria com a Prefeitura de Confins e a Fundação de Desenvolvimento da Gestão para fortalecer escolas municipais. Miranda foi direto ao falar sobre o projeto: “Fortalecer a educação pública da nossa região é encurtar distâncias. Queremos conectar os sonhos desses estudantes às novas possibilidades de futuro.”



Novidades no horizonte

Novo hotel no Aeroporto Internacional de BH vai ofrecer 60 quartos aos vsitantes
Novo hotel no Aeroporto Internacional de BH vai ofrecer 60 quartos aos vsitantes Carlos Altman/EM

O futuro reserva ainda mais mudanças para o viajante mineiro. Até o fim de 2025, será inaugurado um hotel indoor com 60 leitos, pensado para passageiros em trânsito e tripulações. Estão previstas também duas novas salas VIP, a abertura de 20 lojas no mix comercial e obras de ampliação da área de restituição de bagagens, investimento que deve acelerar os desembarques. Na área de cargas, novos galpões e infraestrutura vão reforçar o hub logístico multimodal, conectando Minas a mercados internacionais com ainda mais competitividade.



O coração pulsante de Minas

No fim das contas, Confins é mais que um aeroporto. É uma cidade em miniatura, com milhares de trabalhadores, rotinas que começam antes do sol nascer e continuam madrugada adentro, e personagens que vão de técnicos de solo a falcões treinados. “Evoluímos e nos consolidamos como um aeroporto moderno e eficiente. Mas o melhor ainda está por vir”, afirma Daniel Miranda, sem disfarçar o brilho nos olhos de quem enxerga o horizonte além da pista. Enquanto isso, Aurora segue voando, Martin continua correndo, e milhares de passageiros atravessam diariamente o coração pulsante de Minas, conectando destinos e sonhos em cada decolagem.

Capacidade Operacional

  • Passageiros por ano: Projetada para até 32 milhões de passageiros anuais, após expansões como a ampliação do Terminal 2 (concluída em 2016, elevando a capacidade de 12 para 22 milhões) e investimentos totais de R$ 1 bilhão desde a concessão, incluindo novas pontes de embarque e melhorias em pistas.

  • Carga: Capacidade para movimentar 39,5 milhões de kg anuais (dados de 2024), com foco em importações de alto valor (R$ 11,3 bilhões em 2024).

  • Operações aéreas: Suporte para cerca de 114 mil decolagens e pousos por ano (base 2024), com potencial para triplicar o tráfego atual.


Esses números posicionam Confins como um dos aeroportos mais modernos e eficientes do país, operando atualmente a cerca de 38-40% de sua capacidade máxima, o que permite expansão sustentável.

Número de Visitantes (Passageiros)

  • 2024 (ano completo): 12.357.280 passageiros transportados, um recorde histórico que representa uma recuperação de 90-100% dos níveis pré-pandemia (comparado a 2019).

  • 2023: Aproximadamente 10 milhões de passageiros.

  • Projeção para 2025: Estimada em torno de 13-14 milhões, com base no crescimento de 19% observado até novembro de 2024 (11,3 milhões no período) e na expansão de rotas internacionais. Em setembro de 2025, espera-se 1 milhão de passageiros totais, com destaque para o tráfego internacional (cerca de 70 mil, um recorde mensal).

  • Movimentação internacional: Crescimento de 13,5% em relação a 2019, tornando Confins o 4º maior aeroporto brasileiro em volume de passageiros.

O aumento reflete a retomada do turismo e negócios em Minas Gerais, com o aeroporto sendo carbono neutro e investindo em sustentabilidade, como veículos elétricos para operações.


Destinos servidos

Confins é reconhecido como o aeroporto com o maior número de destinos no Brasil e o segundo em rotas domésticas. Em 2025, a malha aérea inclui:

  • Destinos internacionais: 7 rotas regulares e as sazonais, com foco na América do Sul, Caribe, Europa e EUA. Exemplos:

    1. Buenos Aires (Argentina) – GOL.

    2. Santiago (Chile) – LATAM.

    3. Cidade do Panamá (Panamá) – Copa Airlines.

    4. Willemstad (Curaçao) – Azul.

    5. Orlando (EUA) – Azul.

    6. Lisboa (Portugal) – TAP.

    7. Bariloche (Argentina) – Sazonal pela Azul (junho a agosto de 2025, com 34 voos e capacidade para 5.700 assentos).




  • Destinos nacionais: Cerca de 45-50 rotas, conectando as principais capitais e cidades médias ( Em 2026, o aeroporto terá rotas para todas as capital. Atualmente somente Boa Vista, Roraima e Campo Grande estão fora dos destinos) 

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