EVENTO

Monte Verde: festival Inverno nas Montanhas começa neste sábado (28/6)

Abertura terá show gratuito de Lô Borges, eterno parceiro de Milton Nascimento na MPB. O evento vai até 27 de julho e pode receber 300 mil turistas

Publicidade
Carregando...

O festival Inverno nas Montanhas, de Monte Verde, no Sul de Minas, será aberto neste sábado (28/6), às 20h, com direito a um show de Lô Borges. O distrito de Camanducaia espera receber 300 mil pessoas até o fim do evento, em 27 de julho.

A performance do cantor mineiro, histórico parceiro de Milton Nascimento na MPB e compositor de grandes sucessos como "Paisagem da janela", "Clube da esquina nº 2", "Para Lennon e McCartney" e "O trem azul", acontecerá na avenida principal do distrito, em um palco montado próximo à Praça do Carvalho.

"Salve, salve, Monte Verde, Camanducaia e toda a Região da Mantiqueira. Quero convidar a todos para meu show, com minha banda, no festival Inverno nas Montanhas 2025. Vamos juntos curtir um show especial com grandes sucessos do Clube da Esquina e da minha carreira. Compareça! A gente se vê lá", afirmou Borges, em um vídeo nas redes sociais.

A presença da estrela da MPB na abertura do festival é celebrada por Rebecca Wagner, presidente da Move (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), organizadora do evento.

"É uma enorme alegria saber que essa edição do Inverno nas Montanhas começará em grande estilo, com um show de um artista da magnitude do Lô Borges. E os turistas que vierem até nosso distrito terão o privilégio de desfrutar deste momento gratuitamente, assim como em todas as demais apresentações da festividade, que é uma atração imperdível e deverá receber uma grande quantidade de público", destaca a líder da entidade.

Atrações em todos os fins de semana

O festival, organizado pela Move (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), contará com uma série de outras atrações musicais gratuitas no tradicional destino turístico do Sul de Minas. Em julho, aos sábados e domingos, serão diversas apresentações de bandas de diferentes estilos em todos os fins de semana.

Após a esperada performance de Lô Borges e sua banda no sábado de abertura, o festival continuará no domingo (29/6) com apresentação do violeiro Francis Rosa, às 14h30.

E seguirá em julho com o espetáculo da companhia Balé Gran Jetè da Associação Beneficente de Monte Verde (ABMV), no dia 5, às 15h; e o show do Gramophone Duo Acoustic, formado pela dupla Lucas Di Marco e Coska Barros. Os dois misturam rock e country com violão e contrabaixo e tocam no dia 6, às 14h30.

No fim de semana seguinte, no dia 12, às 16h, será a vez da exibição da Brasil Caledônia Pipe Band, cujo som é conduzido com gaitas de fole e percussão escocesas. Para 13 de julho, às 15h, está marcada a performance do grupo de jazz New Orleans Jass Band.

E as apresentações prosseguem no dia 19, às 15h, com a banda da Polícia Militar de Minas Gerais, da 17ª Região da PM de Pouso Alegre, cujo propósito é promover atividades culturais e sociais. No dia 20, às 14h30, o festival terá novo show do Gramophone Duo Acoustic.


No último fim de semana do Inverno nas Montanhas, a Orquestra Camanducaiense de Viola Caipira se apresenta no dia 26, às 16h, antes de a diversidade artística e cultural do evento ser fechada no dia 27, às 14h30, pelo grupo Baião Virado.

O grupo foi criado com a proposta de trazer uma sonoridade diferente ao forró por meio do trio formado por Francisco Domingueti (guitarra), Thales Mendonça (violão e voz) e Artur Guidugli (bateria e voz) tocando canções do estilo sem usar a sanfona e a zabumba, dois tradicionais instrumentos deste gênero.

Para completar, o festival disponibilizará em sua praça central, na entrada de Monte Verde, um espaço instagramável aos turistas que quiserem registrar, com fotos, sua presença no principal evento desta próxima estação em Monte Verde.

Feriados, frio intenso e festivais impulsionam turismo

O movimento turístico em Monte Verde já vem sendo alto pelo menos desde o último feriado de 1º de maio, quando a procura por hospedagens começou a aumentar, de acordo com a Move. A hotelaria atinge 90% neste período e espera atingir lotação máxima nas próximas semanas.

"Já estamos com mais de 90% dos leitos de hotéis ocupados para sábados e domingos, e há estabelecimentos deste ramo com lotação confirmada para todos os fins de semana até o final de julho. Neste ano, os feriados prolongados estão colaborando também para as maiores taxas de ocupação, assim como as recentes ondas de frio intenso e o festival Amor nas Montanhas (realizado entre os dias 17 de maio e 15 de junho) ajudaram a impulsionar o turismo de forma importante no distrito neste primeiro semestre. O mesmo deverá ocorrer agora com o Inverno nas Montanhas" , projeta Rebecca Wagner.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Em maio, Monte Verde foi considerado, por vários dias, como o destino mais frio do país. Na última quarta-feira (25/6), Monte Verde registrou a menor temperatura do Brasil, segundo o INMET (-2,9ºC).

Iago Almeida / Especial ao EM

Tópicos relacionados:

festival-de-inverno monte-verde musica

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay