MINAS SANTA

Procissão do Fogaréu ilumina os céus de Ouro Preto

Cerimônia da Semana Santa começou com concentração na Igreja de São Francisco de Assis na noite dessa quinta-feira (17/4)

Publicidade
Carregando...

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Turistas, fiéis e moradores de Ouro Preto realizaram nessa quinta-feira (17/4) a Procissão do Fogaréu, uma celebração religiosa que remonta a perseguição sofrida por Jesus Cristo antes de sua crucificação.

A cerimônia da semana santa começou com concentração na Igreja de São Francisco de Assis, de onde os fiéis saíram em cortejo penitencial até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição. Após tomar a imagem do Senhor de Bom Jesus, seguiram até o Santuário Matriz de Nossa Senhora da Conceição, onde a imagem foi encerrada no interior da Matriz.

Ao longo da travessia, músicos, alegorias e tochas incandescentes ajudaram a colorir as ruas de pedra entalhada no centro histórico da cidade de Ouro Preto.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Ouro Preto (@prefeituraouropreto)

O evento aconteceu também na cidade de Mariana, no fim da noite, onde o cortejo saiu da Catedral da cidade e caminhou em direção à Praça Minas Gerais para uma meditação proferida pelo Mons. Celso Murilo de Souza Reis, Cônego do Cabido Metropolitano. Depois, a procissão retornou à Catedral.

Essa procissão, que era chamada do fogaréu em razão das tochas que os irmãos levavam acesas, revive a cena da prisão do Senhor Jesus, no Horto das Oliveiras, depois de haver ceado com seus Apóstolos e sua condução ao julgamento.

O rito do fogaréu deixou de ser realizado na cidade por mais de 100 anos. A tradição foi retomada em 2019 e apresentada apenas virtualmente nos anos da pandemia. Foi retomada em 2022 e realizada regularmente nos anos seguintes.

LAVA-PÉS EM OURO PRETO

Também nesta quinta, antes do fogaréu, fiéis em Ouro Preto realizaram o lava-pés, um dos ritos mais tradicionais da Semana Santa. A cerimônia ocorreu em frente à Igreja São Francisco de Assis.

A passagem lembra a véspera da Paixão de Cristo, quando ele se reuniu com os apóstolos para a última ceia e lavou os seus pés, em uma lição de humildade.

Na cidade, o lava pés foi celebrado pelo Reverendíssimo Senhor Monsenhor Nedson Pereira de Assis, reitor do Santuário Basílica Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, que proferiu o Sermão do "Mandatum".

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay