INOVAÇÕES

Roupas que não amassam: entenda a tecnologia das 'peças inteligentes'

Do tecido antiodor à regulação térmica; conheça as inovações da engenharia têxtil que estão por trás de marcas como a Insider e prometem revolucionar seu guarda-roupa

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Roupas inteligentes, que facilitam o dia a dia com a promessa de não amassar, não reter odores e que ainda regulam a temperatura corporal parecem coisas do futuro, mas já são uma realidade do guarda-roupa de muitos brasileiros.

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Algumas marcas de vestuário, como a Insider, estão investindo em engenharia têxtil para criar peças que aliam conforto e, principalmente, praticidade para a rotina.

O segredo dessas roupas "inteligentes" está na composição e na estrutura dos tecidos. Em vez do algodão tradicional, elas utilizam uma combinação de fibras sintéticas e artificiais de alta tecnologia. O resultado é um material que oferece benefícios que vão muito além da estética, focando na funcionalidade diária.

Como as tecnologias funcionam?

Cada funcionalidade prometida por essas peças tem uma explicação técnica. A capacidade de não amassar, por exemplo, vem da resiliência das fibras utilizadas, como a poliamida e o elastano. Elas possuem uma "memória" que as faz retornar ao seu estado original, dispensando o uso do ferro de passar.

Já a tecnologia antiodor ou antibacteriana atua diretamente na causa do mau cheiro: as bactérias. O suor em si não tem odor, mas cria um ambiente úmido ideal para a proliferação de micro-organismos. Para resolver isso, os tecidos recebem tratamentos antibacterianos que impedem a reprodução dessas bactérias, dificultando o crescimento desses agentes.

Outro diferencial importante é a regulação térmica. As peças que normalmente são fabricadas com microcerâmica, são capazes de controlar a temperatura corporal, tanto quando está frio como quando está quente. No calor, ela resfria; e no inverno, aquece.

A combinação dessas características resulta em peças mais duráveis, que exigem menos lavagens e cuidados. Essa inovação representa uma mudança na forma como o consumidor enxerga o vestuário, que passa a ser visto não apenas como um item de moda, mas como uma ferramenta para otimizar o tempo e aumentar o bem-estar diário.

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Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

*Estagiária sob supervisão do subeditor Thiago Prata

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