IA digitaliza registros de imóveis no Brasil; veja como funciona
O registro de imóveis possui 181 anos de existência e busca se atualizar para a prática de uma melhor prestação de serviço social
Mais lidas
compartilhe
Siga noCom o objetivo de digitalizar e estruturar todos os dados imobiliários do Brasil em meio eletrônico até 2026, o ONR (Operador Nacional do Sistema Eletrônico de Registro de Imóveis) desenvolveu a IARI, ferramenta que utiliza a IA do Google Cloud para auxiliar o processo de transformação. A entidade é responsável pela migração dos serviços dos 3,6 mil cartórios imobiliários para o meio digital.
- 'Me vendo no TikTok': app lucra com conteúdo sexual feito por adolescentes, diz denúncia feita à BBC
Em entrevista ao Estado de Minas, Fernando Nascimento, vice-presidente do ONR, explica o intuito do projeto, que visa transicionar o sistema tradicional de papel, livros e fichas para um espaço totalmente on-line, além da própria ampliação da infraestrutura, com mais computadores e sistemas de informática.

“A Inteligência Artificial é utilizada no programa para uma série de transformações tecnológicas, apoio a cartórios de pequeno porte e otimização do trabalho”, informa. “Uma das soluções adotadas foi uma ferramenta de IA feita conjuntamente ao Google para a leitura da matrícula dos imóveis, extraindo as informações necessárias para que os cartórios atuem no meio eletrônico e tenham seus dados devidamente organizados”.
O registro de imóveis possui 181 anos de existência e busca se atualizar para a prática de uma melhor prestação de serviço social.
Leia Mais
O vice-presidente explica que a digitalização da área contribui para agilizar o procedimento e melhorar a qualidade de trabalho e dos negócios. A partir das novas tecnologias, mecanismos mais rápidos são propiciados, colaborando nas regularizações das regiões que muitas vezes ficam à margem desse tipo de processo.
“Os cartórios são um dos setores de maior confiabilidade das pessoas e essa movimentação busca cumprir a função social dessas entidades, defendendo um serviço ágil, seguro e fácil”, declara Fernando. “Adquirir a casa própria é um dos maiores sonhos das pessoas, sabendo disso, o ONR está adequada a esse novo momento tecnológico”.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Até 2026 a empresa espera que todos os cartórios nacionais atuem 100% com recursos digitais, democratizando e disponibilizando seus recursos em plataformas eletrônicas, acabando com a necessidade de ir a um espaço físico para solicitar um serviço.
Fernanda Jolo, diretora de engenharia de clientes de Inteligência Artificial para a América Latina do Google Cloud, esclarece sobre o funcionamento do mecanismo: “A plataforma de IA do Google Cloud, a Vertex AI, existe há muitos anos, mas recentemente ela tem sido ampliada. Seu foco é empresarial, tendo apenas seu destino final voltado aos clientes, permitindo que os parceiros criem, implantem e dimensionem modelos de Machine Learning”.

“Ela permitiu flexibilidade ao ONR, possibilitando que ele escolhesse entre os modelos e API de IA”, explica.
“A atuação da ferramenta, aplicada ao ONR, é um desafio, isso porque o volume de materiais deles é muito grande, mas a Vertex AI é capaz de processar as informações de mais de 3 mil cartórios. No caso deles, era necessário haver esse recurso devido à demanda da quantidade de estabelecimentos”, conclui.
Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice