SAÚDE CEREBRAL

Dor nas costas e cérebro: existe relação?

Dor crônica na coluna é um dos sintomas mais frequentes na neurocirurgia e pode ter causas diretamente relacionadas ao sistema nervoso, diz especialista

Publicidade
Carregando...

A dor na coluna é uma condição extremamente comum, que afeta a maioria das pessoas em algum momento da vida. Estima-se que cerca de 80% da população experimente dor nas costas ao menos uma vez.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

Geralmente, o problema está relacionado à tensão muscular, lesões ligamentares ou nos tendões, e raramente indica uma condição grave. A dor pode se manifestar de forma aguda, surgindo repentinamente e melhorando em poucos dias ou semanas, ou de forma crônica, quando persiste por várias semanas, meses ou até anos.

A dor crônica nas costas é um dos sintomas mais frequentes observados na neurocirurgia e pode ter causas diretamente relacionadas ao sistema nervoso.

Segundo Orlando Maia, neurocirurgião do hospital no Rio de Janeiro Quali Ipanema, essa dor pode estar associada a hérnias de disco, estenose da coluna, compressão de nervos e outras condições que afetam o sistema nervoso, como lesões cerebrais ou concussões.

“Lesões cerebrais, dependendo da gravidade e da localização, podem causar danos à área do cérebro responsável pela coordenação muscular — especialmente dos músculos das costas”, alerta o especialista.

O médico ressalta que a atenção deve ser redobrada quando a dor persiste por semanas ou meses, ou quando surgem sintomas como formigamento, perda de força (sarcopenia) ou alterações na sensibilidade, pois podem indicar problemas neurológicos mais graves.

“Embora seja raro, a dor na coluna pode estar relacionada a alterações no sistema nervoso. Nesses casos, a avaliação com um neurocirurgião é fundamental para investigar a causa e definir o tratamento mais adequado, que pode variar desde medidas conservadoras até, em alguns casos, procedimentos cirúrgicos”, destaca o especialista.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay