DEMOCRÁTICO
Treino de força é para todo mundo? Descubra o que é mito sobre a modalidade
Educador físico explica quem pode praticar o treinamento e responde às principais dúvidas sobre a modalidade
Carregando...
27/06/2025 09:18
compartilhe
Siga nox
O universo de treinos de força é cercado por mitos. Uma das principais crenças populares é que nem todos podem realizar esse tipo de treinamento. Mas a verdade é que isso não passa de um grande mito, garante o educador físico Pedro Barros.
"O treinamento de força é democrático e pode ser feito por todas as pessoas. Homens, mulheres, idosos e adolescentes. Seja no treinamento funcional, na musculação ou qualquer outro lugar que ofereça carga externa, o segredo para que todo mundo treine com segurança está no acompanhamento profissional e na personalização do treino para cada um”, explica Pedro, que também é proprietário da Academia Strong Blocks.
O especialista esclarece abaixo as principais dúvidas sobre o treino de força.
Treinos de força provocam muitas lesões
Mito. Episódios de lesões durante o treino estão ligados à falta de orientação e execução errada dos movimentos. O treino de força bem indicado e que respeita a capacidade de cada um não provoca lesões, pelo contrário, protege o corpo de quem pratica e evita lesões não só no dia a dia, como também em qualquer outra modalidade esportiva (como futebol e corrida).
Grávidas não podem praticar treinos de força
Mito. Grávidas não só podem, como é super indicado se movimentar durante a gestação. Isso vai garantir benefícios para a mãe, como alívio de dores lombares e preparação para o parto, e para o bebê, como melhor desenvolvimento neurológico e peso saudável até o nascimento.
Treino de força prejudica o crescimento de adolescentes
Mito. O treino de força não altera a fase de crescimento do adolescente. Esse mito é uma das principais motivações para que os pais não deixem seus filhos treinarem, mas a verdade é que com o acompanhamento necessário e a adaptação dos treinos, o jovem pode ter os benefícios da atividade física para a saúde física e mental sem interferir em seu desenvolvimento.
Treino de força vai deixar a mulher muito musculosa ou masculina
Mito. Treino de força não provoca masculinização do corpo feminino. O treino de força vai ajudar a diminuir a perda de massa muscular ao longo da vida e contribui na manutenção de autonomia em atividades diárias ao longo da vida. O crescimento muscular a ponto de deixar o corpo “masculinizado” está ligado com a utilização de hormônios e isto sim, pode trazer problemas.
Treino de força é indicado somente para quem já tem experiência
Mito. Não é necessário ter experiência prévia em qualquer modalidade ou já possuir um corpo atlético para realizar treinos de força. Pelo contrário, esse formato de treino permite progressões de carga que ajuda iniciantes a se beneficiarem mesmo sem possuir algum histórico esportivo.
"O treinamento de força é um pilar fundamental para a qualidade de vida de longevidade. Procure um local em que você vai receber um bom acompanhamento e pode ter certeza que irá colher somente benefícios”, ensina Pedro Barros.