Operação da Polícia Federal contra desvios de emendas esquenta o clima político

A operação ocorre no mesmo dia em que Hugo Motta e Davi Alcolumbre participam de audiência pública no STF, convocada por Flávio Dino, sobre critérios para aplicação dos recursos destinados pelos congressistas. A ação foi ordenada pelo ministro Nunes Marques, do STF

Publicidade
Carregando...

A Polícia Federal, em ação conjunta com a CGU (Controladoria-Geral da União) e com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta sexta-feira, 27, a quarta fase da Operação Overclean, que investiga um suposto esquema de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro, fraudes licitatórias e desvio de recursos públicos provenientes de emendas parlamentares. A ação foi ordenada pelo ministro Nunes Marques, do STF.

Segundo a PF, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e três ordens de afastamento cautelar de servidores públicos de funções em Salvador, Camaçari, Boquira, Ibipitanga e Paratinga. O núcleo investigado é suspeito de atuar na liberação de emendas parlamentares destinadas a esses municípios, entre 2021 e 2024. Segundo a PF, houve pagamento de vantagem indevida, além de manipulação de procedimentos licitatórios.

A operação ocorre no mesmo dia em que os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), planejam fazer na audiência do STF uma defesa das emendas e ainda negar que houve o esquema que ficou conhecido como orçamento secreto durante o período investigado nessa operação. 

Nesse ambiente tenso, a CGU informou nesta sexta-feira que o órgão e a Receita Federal participaram da investigação somente na fase preliminar e na análise de provas apreendidas nas fases anteriores. O restante ficou a cargo da PF. A CGU tenta, assim, manter o governo a certa distância dos desdobramentos da operação.

Tópicos relacionados:

reportagem

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay