Perda de assinaturas no projeto da anistia fez PL mudar os planos
Governo pediu para deputados da base retirarem assinaturas do projeto da anistia
compartilhe
Siga noA articulação do governo Lula para que deputados da base retirassem apoio ao requerimento de urgência do projeto da anistia fez com que o PL protocolasse o pedido antes do planejado.
O partido planejava protocolar o requerimento de urgência apenas na próxima semana, após a reunião de líderes, mas avaliou que a movimentação do PT poderia prosperar e que o número de assinaturas poderia cair para menos de 257.
Integrantes do Palácio do Planalto e lideranças do PT na Câmara dos Deputados ligaram para parlamentares da base, negociando a retirada do apoio. Quando o PL começou a receber pedidos de remoção de assinaturas, o líder do partido decidiu protocolar o requerimento.
Na última sexta-feira, 11, o PL alcançou o número necessário de assinaturas — 257 — no requerimento de urgência para pautar o projeto da anistia. No início daquela semana, o partido contava com o apoio de 163 deputados.
Mesmo com o número de assinaturas alcançado, o presidente da Câmara, Hugo Motta, não é obrigado a colocar o requerimento em votação. As assinaturas servem apenas como uma demonstração de apoio à matéria. Lideranças do PL, no entanto, afirmam que Motta deve seguir a “vontade” da maioria.