Chanceler alemão desdenha de Belém após COP30: 'Contente por retornar'
Friedrich Merz disse, na Alemanha, que nenhum jornalista que retornou do evento gostaria de ter ficado no Brasil, se referindo especialmente a Belém
compartilhe
SIGA
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, desdenhou de Belém (PA) em um discurso proferido no Congresso Alemão do Comércio na última semana. Nos dias 6 e 7 de novembro, o líder esteve na capital paraense por ocasião da Cúpula de Líderes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).
Leia Mais
"Senhoras e senhores, vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: 'Quem de vocês gostaria de ficar aqui?'. Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos", disse Merz a membros do varejo alemão.
Alemanha
No discurso, ele ainda pediu ao público presente para defender a Alemanha, mantendo o "senso de proporção e equilíbrio" entre as pessoas e valorizando o ambiente comercial próspero e livre.
"Vivemos em um dos países mais livres do mundo, e vale a pena defender nosso país, nossa democracia e nossa ordem econômica. [...] Essa é uma tarefa que todos devemos assumir: defender este país, nossa democracia, nossa sociedade aberta contra seus inimigos internos e externos – e também nossa ordem de economia de mercado", afirmou o chanceler alemão.
Lula
Durante a Cúpula de Líderes da COP30, quando também participou de uma reunião bilateral com Lula, Merz se comprometeu a contribuir com um "valor significativo" para o Fundo Florestas para Sempre (TFFF), mas não especificou qual seria essa quantia.
Ele chegou a elogiar o formato de mutirão para custear a iniciativa de remunerar países que preservam suas florestas tropicais. Tanto no Brasil quanto na Alemanha, no evento voltado ao varejo, o chanceler alemão afirmou que a proteção climática deve andar junto ao desenvolvimento da economia.
"Eu disse exatamente isso também na semana passada, na Conferência do Clima, no Brasil. A Alemanha mantém seus compromissos climáticos, mas agora a Alemanha não faz mais política climática contra a economia – ela faz política climática junto com a economia. Todos nós somos responsáveis e contribuímos para que esse problema exista", discursou Merz.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia