De olho em julgamento de Bolsonaro, governo Trump faz nova ameaça ao Brasil
Declaração ocorre na semana em que a PGR deve apresentar as alegações finais da ação que tem Bolsonaro como réu
compartilhe
Siga noO governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, fez mais uma ameaça ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em publicação feita na noite desta segunda-feira (14/7) pelo X, o subsecretário de Estado para a Diplomacia Pública e Assuntos Públicos, Darren Beattie, reiterou as declarações de Trump.
Leia Mais
Na postagem, Beattie afirma que Trump "impôs consequências há muito esperadas contra o Supremo Tribunal de (Alexandre de) Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio com os EUA".
Além disso, a postagem ainda explicita que os EUA acompanham de perto os desdobramentos da apresentação de alegações finais da ação na Procuradoria-Geral da República (PGR), que deve apresentar ainda nesta semana as alegações finais da ação que tem Bolsonaro como réu, por tentativa de golpe de estado em 2022.
- Barroso diz que Trump tem 'compreensão imprecisa dos fatos'
- Lula oferece jabuticaba a Trump em resposta ao tarifaço
- 'Mexeu com o país errado': brasileiros invadem as redes de Trump
Confira a tradução da publicação:
O presidente Trump enviou uma carta impondo consequências há muito esperadas à Suprema Corte de Moraes e ao governo Lula por seus ataques a Jair Bolsonaro, à liberdade de expressão e ao comércio americano. Tais ataques são uma vergonha e estão muito abaixo da dignidade das tradições democráticas do Brasil. As declarações do presidente Trump são claras. Estaremos observando atentamente.
President Trump sent a letter imposing long-overdue consequences on de Moraes' supreme court and Lula's government for their attacks on Jair Bolsonaro, freedom of expression, and American trade.
— Senior Official for Public Diplomacy (@UnderSecPD) July 14, 2025
Such attacks are a disgrace and fall well below the dignity of Brazil's democratic… pic.twitter.com/jmwJbGDrpR
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia