AUDIÊNCIA PÚBLICA

BH: comissão da ALMG se reúne para discutir 'via singela' do metrô

Proposta da concessionária do metrô de BH é construir uma via de mão única nos trilhos entre a estação Ferrugem e Barreiro

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A comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar uma audiência pública para debater a possibilidade de instalação de uma “via singela” na linha 2 do metrô de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (30/6).

Os deputados, inclusive, vão se reunir fora das dependências do Palácio Tiradentes para discutir a situação. A reunião foi marcada para ocorrer no Viaduto das Artes, na Avenida Olinto Meireles, no Barreiro, região que pode ser a mais afetada com a construção de uma “mão única” de trilhos entre as estações Ferrugem e Barreiro.

A reunião foi convocada pela presidente da Comissão, deputada Bella Gonçalves (PSOL), que, na última semana, esteve com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho (MDB), para pedir uma intervenção no projeto.

Segundo a parlamentar, a via singela vai causar atraso nas viagens e impedir novas expansões. “Estou pedindo a intervenção do Ministério das Cidades para que a gente tenha o projeto que foi contratado e que a população merece”, disse.

Para a reunião, foram convidadas diversas autoridades, como o presidente do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho; o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno de Souza; o secretário Nacional de Transporte e Mobilidade do ministério das Cidades, Denis Eduardo Andia; e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Sampaio.

Também foram convidados vereadores de Belo Horizonte, incluindo o presidente Juliano Lopes (Podemos), representantes da concessionária Metrô BH e representantes dos movimentos sociais em defesa do modal.

Pedido foi da concessionária

O pedido de construção da “via singela” foi feito pela concessionária do metrô à Seinfra e à ANTT ainda em 2024. A justificativa para esta mudança é que a MRS Logística, proprietária do pátio de manobras onde será construída a Estação Barreiro, pretende ceder apenas uma linha para o funcionamento do metrô. A alteração seria a única maneira de um acordo com a empresa.

De acordo com o Governo de Minas, a proposta ainda está em estudo para comprovar a viabilidade técnica da solução, garantindo o cumprimento de todos os indicadores de desempenho previstos em contrato e assegurando a qualidade do serviço ao usuário.

“Até o presente momento, esses estudos ainda não foram integralmente entregues. É preciso frisar que os estudos precisam comprovar que não haverá qualquer impacto na prestação do serviço, devendo-se respeitar os níveis previstos em contrato”, informou a Seinfra.

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A secretaria acrescentou que os estudos para concessão do serviço público de transporte metroviário da região metropolitana de Belo Horizonte foram elaborados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, desde a estruturação do projeto de concessão do metrô, foi identificada a necessidade de desenvolver uma solução que assegure a implementação da Linha 2 considerando a operação do pátio da MRS Logística na região.

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