x
ELEIÇÕES 2026

Pesquisa mostra cenário apertado em disputa pelo Senado em Minas

Marília Campos, Rodrigo Pacheco, Eros Biondini e Alexandre Silveira são os nomes mais citados na pesquisa estimulada do Insituto Veritá

Publicidade
Carregando...

A disputa pelas duas cadeiras de senador por Minas Gerais está apertada, segundo pesquisa do Instituto Veritá publicada nesta segunda-feira (31/3). O levantamento mostra que, faltando pouco mais de um ano e meio para as eleições, não há um favorito entre os eleitores para os cargos na Casa Alta do Congresso Nacional.

Em cenário estimulado, quando o nome é apresentado ao eleitor, a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), aparece na liderança com 11,2% da preferência. Ela é seguida pelo senador Rodrigo Pacheco (PSD) com 10,3%, considerando que o parlamentar possa tentar a reeleição.

Em terceiro lugar aparece o deputado federal Eros Biondini (PL) com 8%, seguido pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), com 7,9%. Os quatro nomes citados estão em empate técnico, considerando a margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

O deputado estadual Cristiano Caporezzo (PL) aparece em 6,4% das citações dos eleitores, seguido pelo presidente estadual do PL, deputado federal Domingos Sávio, com 6%. O cenário antevê uma disputa dentro do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com duas vagas e três nomes competitivos.

O deputado federal Rogério Corrêa (PT-MG), que no último pleito disputou a prefeitura de Belo Horizonte, foi citado por 5,6% dos entrevistados. Na sequência aparece o ex-deputado federal e secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro (PP), com 4,5%. Por fim, foram citados o deputado federal Euclydes Pettersen (PP) com 2,6%, e o vereador de BH Vile dos Santos (PL) com 0,3%.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia



Espontânea

A pesquisa espontânea, em que o entrevistado fala um nome para o entrevistador, o resultado é um cenário totalmente diferente. Nesse caso, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), que não terá idade para concorrer ao cargo, lidera com 39,6% das intenções de voto.

O bolsonarista é seguido pelo senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), que já possui a cadeira conquistada em 2022 e tem mandato até 2030, com 29,5% das intenções de voto. Em terceiro lugar aparece o governador Romeu Zema (Novo), que lidera entre os elegíveis para o Senado com 10,4% das intenções de voto.

O Instituto Veritá realizou pesquisa de opinião em Minas Gerais buscando mensurar a opinião da população sobre as eleições 2026, a pesquisa ouviu 2041 eleitores em 55 municípios entre os dias 21 a 25 de março.

Tópicos relacionados:

minas-gerais nikolas-ferreira senado zema

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay