Formada pela UFMG, atua no jornalismo desde 2014 e tem experiência como editora e repórter. Trabalhou na Rádio UFMG e na Faculdade de Medicina da UFMG. Faz parte da editoria de Distribuição de Conteúdo / Redes Sociais do Estado de Minas desde 2022
Ritual da PM teve cruz em chamas e gestos que se assemelham a saudações nazistas crédito: Reprodução / Instagram
A Polícia Militar de São Paulo investiga a publicação de um vídeo em que agentes de São José do Rio Preto, no interior do estado, aparecem em um ritual com uma cruz em chamas e fazendo gestos semelhantes a uma saudação nazista. O registro foi postado pelo 9º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) no Instagram e apagado pouco tempo depois.
Nas imagens, vê-se um corredor de velas e viaturas, com duas bandeiras e o brasão do batalhão. De acordo com o site Ponte Jornalismo, a publicação original chegou a ser republicada pelo perfil do Comando de Policiamento do Interior 5 (CPI-5) e marcava o perfil do tenente-coronel José Thomaz Costa Junior, comandante do 9º Baep.
O vídeo foi comparado a rituais de grupos supremacistas brancos, como a Ku Klux Klan, nos Estados Unidos. Além disso, diversos perfis apontaram semelhanças à iconografia nazista.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que está investigando o caso. “Em resposta, a SSP-SP afirmou que o caso é investigado. “A Polícia Militar é uma instituição legalista e repudia toda e qualquer manifestação de intolerância. Assim que tomou conhecimento das imagens, a Corporação instaurou um procedimento para investigar as circunstâncias relativas ao caso. A Corporação não compactua com desvios de conduta e reforça que qualquer manifestação que contrarie seus valores e princípios será rigorosamente apurada e os envolvidos responsabilizados”, afirmou.
Depois de muita especulação, foram divulgadas novas informações sobre o trem-bala que vai conectar São Paulo e Rio de Janeiro. Sebastian Terfloth - Wikimédia Commons
A operação deve ter início em 2032, com passagens custando R$ 500 por trecho. A notícia foi publicada pela revista Exame no dia 27/03. reprodução
O CEO da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, deu entrevista à revista e explicou como o projeto vai diminuir muito o tempo de viagem entre as duas maiores cidades do país. Flickr William Verguet
Até o momento, as obras estão orçadas em R$ 60 bilhões. O valor cobre a construção das linhas e estações, a compra dos trens e a instalação dos sistemas operacionais. Johannes Plenio pexels
O plano do trem de alta velocidade entre São Paulo e Rio já foi discutido por muitos anos, mas ganhou novo fôlego depois que a TAV fechou um contrato com o governo federal em 2023. Imagem de qq469717806 por Pixabay
O acordo garantiu que a empresa tenha o direito de operar o serviço por 99 anos sem necessidade de licitação. Imagem de Mood101 por Pixabay
Segundo Figueiredo, a empresa está conversando com fundos de investimento árabes, além de companhias espanholas e chinesas, para conseguir a verba necessário. ABr / Agência Brasil
Além disso, há a possibilidade de gerar uma receita extra de mais de R$ 27 bilhões com empreendimentos imobiliários nas áreas próximas às estações. chunleizhao/Pixabay
Segundo o CEO da TAV, o tempo de viagem está estimado em cerca de 1 hora e 45 minutos. Rene Böhmer/Unsplash
O tempo será muito menor em comparação com o ônibus, que hoje leva entre 5 horas e 45 minutos e 6 horas e 30 minutos, dependendo do horário e da rota escolhida. Hobi industri/Unsplash
O trem poderá atingir uma velocidade de até 320 km/h, percorrendo um trajeto de 417 km que ligará o centro das duas cidades. Divulgação Ministério dos Transportes do Chile/Instagram
Com essa velocidade, o trem-bala será quase tão rápido quanto o avião, que normalmente faz o percurso em pouco mais de 1 hora. wikimedia commons/Paulo RS Menezes
Ainda não se sabe qual modelo de trem será usado, nem quais serviços e comodidades serão oferecidos aos passageiros. Manuel Cosentino/Unsplash
Por enquanto, a TAV Brasil planeja quatro estações para o trem-bala que ligará Rio e São Paulo, além de duas paradas intermediárias: uma em Volta Redonda (RJ) e outra em São José dos Campos (SP). Alvaro Mecelis/Pixabay
Quem optar por viajar de uma das capitais até uma das estações intermediárias pagará R$ 250 por trecho ou R$ 500 para ida e volta. Tom Grünbauer/Unsplash
O projeto se baseia em modelos de trens-bala da Coreia do Sul e China e já foi enviado ao Ministério dos Transportes para avaliação. A empresa planeja concluir os estudos técnicos até o fim de 2026. Rikku Sama/Unsplash
A previsão, se não houver atrasos, é de que as obras tenham início em 2027. KUA YUE/Unsplash
O Baep foi criado em 2019, na gestão do então governador João Dória (PSDB). O intuito era combater o crime de maneira mais ostensiva em São Paulo, com atuação semelhante aos grupos de Choque.