Internacional

Petróleo sobe levemente antes de pausa da Opep+

Publicidade
Carregando...

As cotações do petróleo fecharam em leve alta nesta segunda-feira (3), depois que a Opep+ anunciou, no domingo, um último aumento de suas cotas de produção antes de uma pausa no primeiro trimestre de 2026 para evitar um excesso de oferta.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

"Os oito países participantes decidiram aumentar a produção em 137 mil barris por dia" em dezembro, em relação ao nível de produção requerido em novembro, indicou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) em comunicado, um incremento amplamente antecipado pelos analistas.

Mas, "devido à estacionalidade, os oito países também decidiram suspender os aumentos de produção em janeiro, fevereiro e março de 2026", indicou a Opep.

"Esta pausa leva em conta a realidade estacionária de uma demanda mundial mais baixa durante os meses de inverno" no hemisfério norte, explicou à AFP Rob Haworth, da firma U.S. Bank Asset Management.

Ao acrescentar muitos barris, o risco para a Opep+ é que os preços caiam demais e haja redução de lucros, especialmente "se os preços passarem a rondar os 50 dólares por barril", estimou à AFP Stewart Glickman, da CFRA Research.

Nesse contexto, o preço do barril de tipo Brent, negociado em Londres para entrega em janeiro — seu primeiro dia como contrato de referência — subiu 0,19%, para 64,89 dólares.

Seu equivalente no mercado americano, o barril de tipo West Texas Intermediate (WTI), com vencimento em dezembro, avançou 0,11%, a 61,05 dólares.

No plano geopolítico, os operadores do mercado acompanham de perto o impacto e a severidade das sanções de Estados Unidos contra duas gigantes russas de hidrocarbonetos, Rosneft e Lukoil.

"Embora o risco de interrupções no abastecimento tenha aumentado, qualquer queda nas exportações físicas deve ser temporária", estimam os analistas do JP Morgan Commodities Research.

pml-ni/cr/db/rpr/am

Tópicos relacionados:

energia eua mercado petroleo precos

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay