Internacional

EUA fecha escritório encarregado da diplomacia climática

Publicidade
Carregando...

O Departamento de Estado americano anunciou nesta sexta-feira o fechamento do escritório encarregado da diplomacia climática, o que significaria uma ausência da maior economia do mundo da COP30 de novembro, no Brasil.

O governo Trump confirmou o fechamento do escritório, que representava os Estados Unidos na diplomacia climática das Nações Unidas. "Não participaremos de acordos e iniciativas internacionais que não reflitam os valores do nosso país", disse um porta-voz do Departamento de Estado. "Consequentemente, esse escritório é desnecessário."

Após retornar para a Casa Branca, Donald Trump tentou pela segunda vez tirar os Estados Unidos do acordo histórico de Paris, no qual quase todos os países do mundo se comprometeram a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa e limitar o aquecimento global a menos de 2°C.

Uma ausência total dos Estados Unidos da reunião de cúpula de Belém representaria uma mudança importante na diplomacia climática global. Mesmo se o governo americano enviar um representante para as negociações climáticas, isso marcará uma mudança no perfil do cargo.

O ex-presidente Joe Biden elevou o cargo de enviado climático à categoria de membro de gabinete e nomeou para essa função o ex-secretário de Estado John Kerry.

sct/jbr/ag/atm/lb

Tópicos relacionados:

brasil clima cop30 diplomacia eeuu onu politica un

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay