Tribunal ordena libertar sob fiança 'falso herói' em tragédia dominicana
compartilhe
Siga noUm tribunal da República Dominicana determinou, neste sábado (19), a libertação sob fiança de um homem acusado de se atribuir falsamente resgates de sobreviventes do recente desabamento de uma discoteca em Santo Domingo, que deixou 232 mortos, informou a defesa do acusado.
Rafael Rosario Mota, de 32 anos, foi detido esta semana pela Polícia Nacional, depois de dar entrevistas a meios de comunicação, nas quais "se fez passar" por "herói", ao afirmar que tinha participado do resgate de 12 pessoas dos escombros do clube noturno Jet Set, que desabou na madrugada de 8 de abril.
Mota cobrava pelas entrevistas, segundo a polícia, tachando-o, em uma publicação no Instagram, de "falso herói!".
"O tribunal lhe deu uma garantia econômica de 200.000 pesos (aproximadamente R$ 20.000) através de uma empresa seguradora, apresentação periódica e impedimento de saída" do país, disse à imprensa sua advogada, Yohanny Linares Rosario, no tribunal.
Um dos resgates que Mota se atribuiu foi a de uma conhecida apresentadora de um noticiário televisivo, Elianta Quintero.
"Eu fiz isso porque me pagaram (...) Peço desculpas à população, peço desculpas às autoridades", disse Mota em um vídeo divulgado pela Polícia.
Do total de mortos na tragédia, 221 foram encontrados entre os escombros, enquanto outros 11 morreram após serem levados para hospitais.
str-ba/llu/mvv/fp