DOMINGO DE RAMOS

Arcebispo dom Walmor reza pela paz durante missa na catedral de BH

Fiéis participam na Catedral Cristo Rei, na Região Norte de Belo Horizonte, da celebração que abre a Semana Santa

Publicidade
Carregando...

Dia de festa nas igrejas, capelas, mosteiros e demais espaços católicos de Minas para celebrar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Na capital, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo presidiu a missa do Domingo de Ramos (13), na Catedral Cristo Rei, na Região Norte, com a presença de cerca de mil pessoas. No início da celebração eucarística que deu início às tradicionais cerimônias da Semana Santa, o arcebispo fez a bênção dos ramos em área ao ar livre.

"A Semana Santa, nossa Semana Maior, é um tempo de reflexão, de lembrar que devemos os passos de Jesus. Ele é o caminho, não devemos ter medo de segui-lo", disse o arcebispo. Em dias tão conturbados no mundo, com guerras e outros conflitos, dom Walmor ressaltou que Cristo Rei representa a paz. "É Ele o Senhor da paz. O mundo precisa de nós como discípulos de Cristo. Devemos ser fortes e corajosos."

Também antes da celebração eucarística desta manhã, iniciada às 10h30, o arcebispo recebeu um presente que considerou uma maravilha: o quadro (acrílica sobre tela) “Flores para o Cristo Rei”, do pintor e escritor carioca Oscar Araripe. A obra vai integrar o acervo da Cristo Rei. Presente à missa, Araripe considerou "uma honra" entregar o quadro que mostra Jesus entre flores coloridas.

Participação

Na missa na Catedral Cristo Rei, muitos fiéis levaram folhagens de diversos tipos. O pedreiro Vailson Ferreira e a filha Paolla de Oliveira, de 20, técnica de enfermagem, colheram ramos do Jardim da sua casa. "Este domingo é muito especial, dia de reflexão, início da Semana Santa ", afirmou o pai. Para Paolla, esta missa aponta um caminho: "Precisamos ir mais à igreja".

Residente em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a recepcionista Luciana Aparecida Nonato levou a filha Maria Alice, de 6 anos. "Venho com minha filha para que ela aprenda, desde cedo, sobre a religião católica, a participação na missa ", contou Luciana.

Serra da Piedade

Durante a Semana Santa, os féis poderão participar de várias cerimônias e ritos na Catedral Cristo Rei, que fica no Bairro Juliana, na Região Norte de BH (veja a programação de BH e região no sitearquidiocesebh.org.br).

Na Sexta-Feira da Paixão (18), os peregrinos vão “subir” a Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de BH para a Oração da via-sacra com caminhada penitencial. O destino final é Ermida da Padroeira de Minas Gerais, no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.

Significado

Primeiro dia da Semana Santa, o Domingo de Ramos tem missa, bênção dos ramos e a tradicional procissão lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Ele vem montado num burrinho e as pessoas, nas ruas, acenam com ramos para o filho de Davi. Esse momento marca o período conhecido como Paixão de Cristo, com a posterior crucificação e ressureição.

Vale lembrar que os ramos desde primeiro dia da Semana Santa têm uma finalidade importante: serão guardados e mais tarde queimados para uso na Quarta-feira de Cinzas. Nesse início da quaresma, durante a imposição das cinzas, o padre faz uma cruz na cabeça ou na testa do fiel indicando que “és pó e ao pós voltarás” – símbolo da fragilidade humana.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Programação

Confira os destaques da Semana Santa na Catedral Cristo Rei (Rua Campo Verde, 165, no Bairro Juliana, na Região Norte de Belo Horizonte):


Dia 17

9h – Na quinta-feira santa, haverá a Missa da Unidade presidida pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, com a presença do clero da Arquidiocese de Belo Horizonte.

19h – será realizada a celebração eucarística da Ceia do Senhor com o rito do Lava-pés.

Dia 18

9h – Via-sacra pelas ruas próximas à catedral

15h – Ação Litúrgica

Dia 19

19h – Solene Vigília Pascal na Noite Santa

Dia 20

10h30 – Missa Solene da Ressurreição do Senhor

Tópicos relacionados:

bh

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay