Primeiro dia de campanha de vacinação contra gripe tem baixa adesão
A reportagem visitou três centros de saúde da capital e constatou baixa procura pelo imunizante na manhã desta segunda-feira (31)
compartilhe
Siga noO primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe em Belo Horizonte começou com baixa adesão. A reportagem do Estado de Minas esteve em três centros de saúde na manhã desta segunda-feira (31/3) e constatou pouca procura pelo imunizante.
O aposentado Antônio Carlos Braga, de 70 anos, esteve no centro de saúde do bairro Santa Inês, na Região Leste de Belo Horizonte, que estava mais movimentado em relação aos centros dos bairros São Geraldo e Boa Vista, e se vacinou contra a gripe e covid-19.
“É sempre importante estar atento aos prazos (das campanhas de vacinação). Prevenir é sempre melhor do que remediar. Sigo rigorosamente os prazos de vacinação, minha caderneta está sempre atualizada e ajuda na prevenção”, disse o aposentado.
O imunizante contra a gripe é trivalente e previne contra três vírus, o H1N1, o H3N2 e o vírus influenza B. A vacina está disponível inicialmente para crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; trabalhadores da saúde; idosos; gestantes e puérperas, que são mulheres com até 45 dias após o parto. Os demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde e previstos na campanha para receber a dose serão convocados gradativamente.
Leia Mais
As pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida podem receber a dose da vacina contra a gripe em casa. Para isso, é necessário realizar um cadastro no portal da Prefeitura ou diretamente em um dos centros de saúde de referência. Nesse caso, um responsável pode comparecer à unidade.
Segundo a prefeitura, o público alvo têm mais chances de apresentar complicações pela infecção do vírus influenza, podendo levar a situações mais graves e, até mesmo, ao óbito.
As doses de vacina estão disponíveis nos 153 centros de saúde de todas as regionais da cidade, no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante, na Savassi, e em seis pontos extras. Os endereços e horários de funcionamento das unidades podem ser verificados no portal da Prefeitura.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Documentos necessários
No momento da aplicação da dose é necessário que os grupos convocados apresentem um documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina. As puérperas devem estar com a certidão de nascimento do bebê ou registro do hospital onde ocorreu o parto.