ILUSÃO DE ÓTICA

Look de Melania Trump em jantar real rouba cena e divide web: lilás ou rosa

Cinto usado pela primeira-dama dos Estados Unidos aparece lilás em algumas imagens e rosa em outras

Publicidade
Carregando...

Dez anos após o famoso debate sobre o vestido “azul e preto ou branco e dourado”, outra ilusão de ótica na moda voltou a dominar a internet – desta vez envolvendo Melania Trump. A primeira-dama dos Estados Unidos está em Londres para a segunda visita de Estado do marido, Donald Trump, e compareceu na quarta-feira (17/9) a um banquete oferecido pela Família Real no Castelo de Windsor.

Após a divulgação das fotos do evento, internautas notaram que a cor do vestido e do cinto de Melania, criado por Carolina Herrera, parecia mudar dependendo do ângulo da foto. Em algumas imagens, o vestido parecia amarelo vibrante, com cinto lilás suave; em outras, surgia como amarelo-manteiga com cinto rosa-bebê mais intenso.

Na realidade, o vestido é creme, com um cinto roxo. Mas o efeito visual variou por causa do flash e dos ajustes de saturação feitos pelos fotógrafos antes da publicação das imagens.

Especialistas explicam que a percepção de cor também varia de pessoa para pessoa. Como detalhou a revista Wired, diferentes comprimentos de onda de luz entram nos olhos, ativam pigmentos na retina e enviam sinais ao cérebro, que interpreta a cor. Ou seja, cada pessoa pode enxergar nuances ligeiramente diferentes.

O episódio imediatamente trouxe à tona lembranças do famoso vestido de 2015, que dividiu a internet entre azul e preto ou branco e dourado. Na época, a peça viralizou depois que uma blogueira postou fotos no Tumblr buscando ajuda para descobrir sua cor.

Além da confusão visual, a escolha de Melania também gerou comentários sobre adequação do look. Alguns críticos consideraram o vestido inapropriado para um jantar real, citando ombros à mostra e tonalidade vibrante. Usuários do X (antigo Twitter) descreveram a peça como “feia”, “bizarra” ou “casual demais para um evento de gala”.

“Por que Melania estava usando um vestido amarelo tomara-que-caia com uma fenda grande na lateral e um cinto rosa?”, questionou um perfil. “Concordo. Embora o vestido amarelo seja lindo, ele parece um pouco pastel com o cinto rosa. Melania tem um gosto impecável, mas acho que o vestido meio que não combinava com uma visita de Estado tão importante. Talvez verde-esmeralda para combinar com os brincos”, opinou outro.

“O cinto é lilás; os brincos parecem ser de diamante e esmeralda. Ela está muito colorida. Melania poderia estar vestida com um saco de estopa e ficar melhor do que todas as outras mulheres na sala”, apontou um terceiro. “Não entendo o vestido amarelo, o cinto lilás e os brincos verdes ou azuis”, dizia mais um comentário.

Apesar das críticas, Carolina Herrera tem histórico de vestir primeiras-damas dos EUA, como Jacqueline Onassis e Michelle Obama. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

 O caso do vestido: era azul e preto ou branco e dourado?

  • A foto foi tirada por Cecilia Bleasdale, mãe da noiva Grace Johnston, na loja Cheshire Oaks, na Inglaterra, em 2015. Ela enviou a imagem para a filha, que percebeu o vestido como branco e dourado. Quando questionou o marido, ele viu azul e preto;
  • A imagem foi postada no Facebook e rapidamente se espalhou, gerando debates acalorados nas redes sociais. A hashtag #TheDress foi usada em milhões de postagens;
  • O vestido original da marca Roman Originals é azul com renda preta. A confusão surgiu devido à iluminação da foto e à percepção individual das cores;
  • A divergência na percepção das cores é atribuída a como o cérebro interpreta a luz e a cor. Fatores como iluminação, adaptação cromática e a maneira como os cones e bastonetes da retina processam a luz influenciam a percepção.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay