Alunos de Minas têm baixo desempenho em matemática e português
Nem 20% dos estudantes do último ano do ensino fundamental chegam a uma aprendizagem adequada; na 3ª série, o índice é ainda pior; confira
compartilhe
Siga noApenas 10,5% dos alunos da 3ª série apresentam aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e em Matemática em Minas Gerais, aponta o Anuário Brasileiro da Educação publicado nesta quinta-feira (25/09). Os alunos do 9º ano, o último ano do ensino fundamental, também apresentam baixo desempenho, com apenas 19,5% com aprendizagem adequada nas mesmas disciplinas.
O documento, elaborado pelo Movimento Juntos Pela Educação, também mostra que, a cada 100 crianças em Minas, 96 ingressam na Pré-escola, em todas as redes - municipal, estadual e privada. Mas só concluem o Ensino Médio aos 19 anos 71 alunos em 100.
Leia Mais
O levantamento também analisou como os 237.793 professores estão distribuídos pelas redes de ensino mineiras: 43,5% trabalham na rede municipal, 37,5% na estadual, 18,9% e 1,7% na rede federal. Além disso, oito a cada dez professores são mulheres, mesmo índice registrado entre os gestores.
Infraestrutura
Segundo o Anuário, a infraestrutura das escolas mineiras está acima da média nacional. Enquanto 97,3% das escolas da educação básica têm banheiro; 96,3%, acesso a água potável; e apenas 57,9%, rede de esgoto no Brasil, em Minas Gerais o índice ultrapassa 99% para os dois primeiros critérios e chega a 81,6% em relação ao esgotamento sanitário.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Além disso, em território nacional, apenas metade das escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental possuem sala de leitura ou biblioteca, mas em Minas esse índice chega a 79,2%. Em relação a laboratórios, apenas 38% das instituições em Minas têm acesso a laboratório de ciências e 74,1% a de informática.