IA deve ser usada para incrementar negócios, diz líder de dados da Google
"Todo tipo de tecnologia veio para democratizar o acesso à informação e às oportunidades", afirma Gustavo Portes em evento realizado em Minas
compartilhe
Siga no“As novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial, vieram para democratizar o acesso à informação. Portanto, podem e devem ser utilizadas pelos empreendedores, de todos os tamanhos. Inclusive, hoje 74% das pequenas e médias (PMEs) já utilizam IA nos seus negócios”.
A observação é de Gustavo Portes, head (líder) de Dados, Mensuração e Programática da Google. Mineiro de Belo Horizonte, Portes tem em seu currículo mais de 15 anos de experiência como empreendedor digital. Atualmente, é um dos maiores nomes do cenário da tecnologia no Brasil.
Como aproveitar a inteligência artificial no mundo dos negócios: este foi o tema apresentado em Montes Claros, na Confraria do Fred, neste mês por Gustavo Portes, especialista em marketing digital e que já acumula sete anos de atuação na Google Brasil, agora, como head of Data (chefe de dados) da empresa.
Leia Mais
“Para mim todo tipo de tecnologia, seja a internet, os dispositivos móveis e, agora, a inteligência artificial, veio para democratizar o acesso à informação e às oportunidades”, afirma Portes.
Na opinião do especialista, é preciso “desmistificar” a ideia de que a inteligência artificial ou outro tipo de inovação tecnológica “só serve para grandes empresas”, o que não é verdade. “Eu acho que, possivelmente, tenha até mais validade para o pequeno empresário adotar a inteligência artificial como um fator competitivo, para ganhar escala. Ele, talvez, não teria outra maneira de competir com grandes players ou gigantes globais, se não fosse dessa forma”, avalia.
O representante da Google recomenda que todos os empreendedores devem recorrer às novas tecnologias, “dando o primeiro passo” e se familiarizando com as novas ferramentas. “Eu sempre costumo dizer que a única coisa errada a se fazer é não tentar. Comece cedo a experimentar (usar) as novas tecnologias. Você passará por um processo inevitável de aprendizado, de tentativa e erro. Com isso, você vai sofisticando o uso das novas ferramentas de IA, extraindo cada vez mais valor para seu negócio, seja ganhando eficiência operacional ou ampliando suas ofertas de produtos e serviços”, descreve o executivo.
- Colgate deixa de fabricar pasta de dente que gerou reações alérgicas
- Vale deixa de utilizar água para produzir minério de ferro no Pará em 2027
- INSS deve ressarcir aposentados e pensionistas a partir de 24 de julho
Gustavo Portes salienta que as pessoas não devem temer a inteligência artificial por achar que a tecnologia vai “substituir” os humanos nos postos de trabalho. “Toda vez que surge uma nova tecnologia, geralmente a sociedade tem a impressão de que ela vai “roubar os empregos”. Se olharmos para história, vamos lembrar que foi assim com a internet e outras tecnologias, como quando o caixa eletrônico foi implementado pelos bancos”, relata.
“Todo mundo achou que isso iria acabar com os empregos dos bancos. Mas, se a gente olhar para a história, vai perceber que a tecnologia ampliou a relação dos clientes com as instituições bancárias, gerando novos empregos em outras áreas. Com a internet foi a mesma coisa. Basta a gente ver hoje quantas empresas nasceram e cresceram a partir do advento da internet, de todos os tamanhos, e quanta riqueza que ela trouxe para a sociedade, de forma democrática”, ressalta Portes.
Ele acredita que a inteligência artificial tem o potencial de trazer ganhos exponenciais para diversos setores econômicos. “Eu vejo a inteligência artificial em um âmbito positivo. Acho que ela vai gerar um novo movimento importante para a sociedade e para os negócios”, opina.
Mas, como os pequenos empresários devem fazer para melhor usar a inteligência artificial? “Em primeiro lugar, devem começar aproveitando os algoritmos de IA já disponíveis nas grandes plataformas de tecnologia a seu favor. A primeira preocupação que eles deveriam ter é buscar uma presença digital relevante. E o que eu quero dizer com isso? O Google Meu Negócio, por exemplo, é uma plataforma que garante que você tenha sua empresa visível e disponível na busca do Google. É um passo fundamental, básico. Quando alguém for buscar informações sobre sua empresa, ela poderá ver fotos, horário de abertura e fechamento, o que o seu negócio vende ou se propõe a fazer. O mesmo vale para redes sociais. É preciso ter uma presença relevante também. Aqui a inteligência artificial já começa a trabalhar para você”, recomenda.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
“Um passo à frente, você pode usar a IA para criar boas imagens ou até vídeos, para “vender” (divulgar) sua empresa ou vender o seu produto. A IA pode criar vários anúncios para seus produtos e serviços. Com isso, você já começa a fazer um uso mais avançado da tecnologia para ganhos ainda mais expressivos para o seu negócio”, conclui Portes.