Mutirão em BH vai mudar nome e gênero em documentos do público LGBTQIAPN+
Ação gratuita, que integra programação do Mês do Orgulho LGBTQIAPN+, oferece apoio jurídico para retificação de documentos civis
compartilhe
Siga noPessoas trans, travestis e não binárias, inclusive aquelas registradas em outras cidades, poderão receber orientação e apoio jurídico especializado. Na próxima sexta-feira (27/6), a partir das 14h, a cidade de Belo Horizonte recebe um mutirão dedicado à retificação de nome e gênero em documentos oficiais. A atividade será no Centro de Referência LGBT, localizado na Rua Curitiba, 481, Centro.
A proposta é reduzir as barreiras legais e burocráticas enfrentadas por pessoas que buscam o reconhecimento da própria identidade de gênero nos registros civis.
Leia Mais
Mês do Orgulho traz série de debates e formações
O mutirão faz parte de uma programação mais ampla promovida pela administração municipal para marcar o Mês do Orgulho LGBTQIAPN+. A agenda inclui atividades voltadas à cidadania, à saúde e à formação de profissionais que atendem o público LGBTQIAPN+.
Entre os destaques, está um seminário virtual, com link para participação, que vai reunir especialistas de diferentes regiões do país para discutir os desafios e avanços no atendimento a essa população. O evento, organizado pelo Centro de Referência LGBT, contará com representantes de serviços públicos de Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza e Rio de Janeiro.
- Memorial Vale celebra o orgulho LGBTQIAPN+ com programação especial em BH
- Parada LGBTQIA+ de BH vai ter festival de música no Parque Municipal
- Prefeito de BH confirma participação na Parada LGBTQIAPN+ durante encontro
Congresso discute saúde integral da população LGBTQIAPN+
Encerrando o mês de atividades, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) promove no dia 30 de junho o 2º Congresso Municipal de Saúde Integral LGBTQIAPN+. O evento, voltado principalmente para servidores e estudantes da área da saúde, será realizado a partir das 8h no auditório do Centro de Educação Integral Imaculada Conceição, no Bairro Lourdes.
Os objetivos do evento são ampliar a discussão sobre o acesso e a qualidade dos serviços de saúde prestados a pessoas LGBTQIAPN+, além de produzir materiais educativos sobre o tema.
Na programação, estão previstas várias atividades. Entre elas, às 10h, a Mesa 1, com o tema “Saúde Trans”.
Os assuntos abordados na mesa serão: “Transfeminismo como ferramenta para acionar Saúde Transmasculina”, com Leonardo Peçanha, doutorando em Saúde Coletiva; “Ambulatório Anyky Lima (HEM) - Dados de atendimento de BH desde 2017, análise desses pacientes”, com Tatiani Fereguetti, médica infectologista e “Saúde trans: ausências e possibilidades”, com Tulio Raquel Penido, médico residente de Clínica Médica pelo Hospital da Baleia.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Interessados em participar do congresso devem fazer a inscrição antecipadamente no link que tem a programação completa. Já o calendário completo das ações do Mês do Orgulho está disponível na página oficial da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).