GASTRONOMIA

Sem álcool: bares de BH agradam quem não curte bebida alcoólica

Empresas do ramo estão de olho nesse movimento, lançando novos produtos e inovando nos sabores

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Em busca de um estilo de vida mais equilibrado, com maior consciência sobre as questões que envolvem a saúde, o bem-estar e o autocontrole, a chamada Geração Z está transformando as formas de consumir bebidas alcóolicas. Reduzindo ou até eliminando o álcool da lista de hábitos, as pessoas nascidas a partir de 1995 já são um contraponto ao comportamento até então conhecido entre os baby boomers (1945 a 1964) e a geração X (1965-1979). O modo de vida já era observado em parcela dos Millennials (Geração Y/1980-1995), mas a quantidade de adeptos entre os Zs é superior.

Um cenário já apontado por consultorias de tendência e inteligência de mercado. Comparado às faixas etárias anteriores, esse grupo é o que menos bebe. Pesquisa de março deste ano, coordenada pela martech MindMiners, mostra que 52% dos brasileiros da Geração Z não consomem bebidas alcoólicas. Entre eles, 6% optam por cervejas sem álcool e outros 6% preferem drinques sem álcool.

Conforme os dados, os principais motivos para essa escolha incluem a falta de interesse ou necessidade (45%), desgosto pelos efeitos do álcool no corpo (34%) e pelo sabor (31%), além de questões relacionadas à saúde (30%) e valores religiosos ou culturais (19%). Outros fatores, como experiências traumáticas (11%), preferências alimentares (11%), custos financeiros (4%) e a preferência por outras formas de relaxamento (10%), também são apontados.

Asober curious— algo como “curioso pela sobriedade”- é um caminho que ganha força. No lugar das noitadas de diversão, entram em cena exercícios físicos e rotinas mais saudáveis. “A pesquisa nos mostra que, em meio a uma mudança de paradigma em que a saúde e o bem-estar ganham destaque, a Geração Z emerge como força impulsora dessa transformação, reduzindo o consumo de bebidas alcoólicas e optando por estilos de vida mais equilibrados”, comenta a CMO da MindMiners e uma das coordenadoras do estudo, Danielle Almeida.

Outro levantamento, da Euromonitor International, revela que a procura por esse tipo de bebida no Brasil passou de 133 milhões de litros em 2018 para 752 milhões em 2024, com previsão de chegar a 1,18 bilhão de litros até o próximo ano. Mais que isso, existem outros motivos para escolher bebidas sem álcool, como aspectos ligados à religião, ser o motorista da rodada, objetivos pessoais, ou simplesmente não querer.

TENDÊNCIA

As empresas do ramo de alimentação e bebidas estão de olho nesse movimento, lançando novos produtos para se adequar às preferências de quem quer sabor e energia, mas sem excessos. Não mais apenas cerveja - prateleiras de bares, restaurantes e supermercados são ocupadas agora por todos os tipos de bebidas zero álcool.

Johny Mendonça é mixologista do bar Tatu Bola e cria drinques sem álcool
Johny Mendonça é mixologista do bar Tatu Bola e cria drinques sem álcool Andressa Zanini/Divulgação

A tendência está no radar de mixologistas e bartenders há alguns anos, que passaram a enriquecer as opções sem álcool do cardápio. O recado é claro: a bebida com baixo teor alcoólico ou sem álcool não é mais uma substituta, mas a primeira opção. “A busca por uma melhor experiência para o consumidor passa, naturalmente, pela necessidade de conhecê-lo de forma mais profunda, entendendo seus hábitos, atitudes, preferências e demandas ainda não atendidas", reforça o co-fundador e CEO da MindMiners, Renato Chu.

Existem pequenos níveis de álcool em bebidas sem álcool que são seguros para consumo. Essas quantidades vestigiais nunca ultrapassam 0,5% ABV (teor alcoólico por volume). Esses índices são semelhantes aos traços de álcool encontrados em itens do dia a dia, como banana, molho de soja, suco de laranja e até mesmo pão.

A ideia das bebidas não alcoólicas em geral é proporcionar uma maneira de as pessoas desfrutarem do sabor e do ritual de beber sem as consequências negativas do álcool. Entre as opções, além das cervejas, estão gins, vinhos, espumantes, cachaça, rum, uísque, vodka e tequila. Muitas dessas bebidas oferecem experiências como as versões tradicionais.

O mercado de bebidas com mínimo teor alcoólico já caminhava nessa onda. Um exemplo são as hard seltzers, produzidas com álcool de cana ou de cereais, água gaseificada e suco de frutas, vendida normalmente em latinhas. Seu teor alcoólico varia entre 3% e 5%. Criada nos Estados Unidos em 2013, chegou ao Brasil em 2019, e é popular entre consumidores de 21 e 44 anos.

Quando o assunto é o paladar, algumas marcas de cervejas artesanais oferecem bebidas com notas de frutas, café e até aromas botânicos, por exemplo. A crescente demanda por bebidas não alcoólicas também impulsionou a criação de diversos mocktails, coquetéis sem álcool com uma variedade de sabores e combinações.

Nessa lista estão, por exemplo, espumantes desalcoolizados - já existem marcas de coquetéis de frutas gaseificados que oferecem um gosto semelhante ao da bebida e o mesmo estouro ao abrir. Vinhos sem álcool também são uma possibilidade. Em Flores da Cunha, no Paraná, foi criado o primeiro vinho canônico sem álcool do planeta - o vinho canônico, ou litúrgico, é usado por padres na celebração de missas. Sobre o vinho em específico, o mercado das bebidas sem álcool recebeu em 2017 uma novidade: águas com sabor e propriedades de vinho.

Alexandre Bruzzi, diretor de marketing da Krug Bier: investimento na Krug Zero
Alexandre Bruzzi, diretor de marketing da Krug Bier: investimento na Krug Zero Arquivo Pessoal

A cervejaria mineira Krug Bier completa 28 anos em setembro. Tem no portfólio mais de 20 cervejas - a principal é a premiada German Pils, conta o diretor de marketing Alexandre Bruzzi. De olho na tendência das cervejas zero álcool, a empresa lança a Krug Zero, uma grande aposta, diz Alexandre.

GOSTO DE CERVEJA

Em processo de criação que já conta dois anos, está uma pilsen de amargor leve, com baixo nível de caloria e sódio, sem glúten e com adição de minerais como magnésio, potássio e zinco. Segundo o executivo é uma cerveja com gosto de cerveja. A versão aparece como long neck. "É uma tendência consolidada no mercado mundial. Estamos há muito tempo estudando para fazer uma cerveja que gostamos. Não é simplesmente sem álcool. Tem uma técnica de produção inovadora, diferente do que se encontra normalmente no mercado", conta Alexandre.

Uma demanda percebida nos próprios pontos-de-venda, principalmente em bares e restaurantes, onde cresce a procura por bebidas assim justifica o lançamento. "Por exemplo, uma pessoa que está dirigindo, ou que não quer consumir álcool por algum motivo, mas quer participar da confraternização, do brinde. No passado, a cerveja sem álcool era ruim, esquisita. Hoje é gostosa", complementa.

A Krug Zero já começa a ser encontrada em restaurantes de BH, no e-commerce, na loja da fábrica, no Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, e deve chegar aos supermercados em até 20 dias. O lançamento oficial é em agosto, na festa de aniversário da Krug Bier. "Acreditamos no grande potencial dessa cerveja. Esperamos ser a principal marca sem álcool no mercado local", reforça.

O gestor de portfólio Roberto Marques Almeida da Silva, de 47 anos, parou de beber quando a esposa, Patrícia, ficou grávida da primeira filha dos dois, em 2014. Ele sempre gostou de cerveja - companheira aos sábados e domingos e, às vezes, em alguns outros dias da semana.

A mudança de hábito acabou virando regra. Hoje, a rotina em casa, para assistir a um filme, séries, partidas de futebol, nas refeições, em encontros com familiares e amigos, a cerveja zero é a escolhida. "Me acostumei. É bom acordar sem aquela ressaca. Se estou em algum programa longe de casa, volto dirigindo tranquilamente, e minha esposa pode aproveitar sua cerveja normal sem se preocupar", diz ele, que é pai de Nicole, de 10 anos, e Melina, de sete.

 

O mestre cervejeiro Augusto Franco acaba de lançar a cerveja sem álcool Sour Zero
O mestre cervejeiro Augusto Franco acaba de lançar a cerveja sem álcool Sour Zero Marcos Vieira/EM/D.A Press

Não-alcoólicas agradam público entre 30 e 50 anos

Ácida com nuances de maracujá e amora, a Sour Zero é a cerveja sem álcool da cervejaria São Sebastião, do mestre cervejeiro Augusto Franco e seus sócios, Daniel Ballesteros e Pedro Pedreira, que surgiu em 2015, em São Sebastião das Águas Claras, em Macacos, e agora tem fábrica no Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima. Em 10 anos de trabalho, eles já produziram 50 estilos de cerveja e hoje têm no cardápio oito cervejas fixas, e entre duas e três sazonais, lançadas em diferentes épocas do ano.

Até o momento, a cerveja está disponível em barril nos bares que a cervejaria coordena: Odeon, no Mercado Novo; Bar do Tião, no Prado; Mercearia Tabaiares, na Floresta; Casa Gabo, na Savassi; e Fino, no Santa Efigênia. O rótulo da long neck acabou de ficar pronto e essa versão será oficialmente lançada em 15 de julho, quando poderá ser encontrada também nos bares.

"No nosso caso, a cerveja sem álcool tem sido muito procurada pelo público entre 30 e 50 anos. Entre os principais motivos pela escolha, estão a prática de esporte (quem vai correr no dia seguinte, por exemplo), e quem fez promessa. Não necessariamente quem parou de beber de fato, mas que em determinado dia resolve não consumir álcool. Na Quaresma, nossas vendas de cerveja normal caem 20%", diz Augusto.

SÓCIAS

Fundada em 2021 por Maria Fernanda Gambogi e Cassiana Schiavon, a mineira Like Wine produz espumantes em lata. São cinco rótulos, e outros dois em barril. A marca acaba de criar o Like Rio Espumante Zero Álcool, apresentado ao público em fevereiro, com processo de elaboração que começou há dois anos.

"Acompanhamos tendências, e as bebidas zero álcool ganham muita força e conquistam cada vez mais os consumidores. Não só os jovens, mas entre os mais velhos também. São pessoas que buscam opções mais saudáveis, se preocupam em ter bons hábitos e uma vida equilibrada", dizem as sócias.

Elaborado com uvas finas da variedade Moscato, com coloração amarelo-palha, a bebida é uma referência ao Rio de Janeiro. Moscato é uma uva suave no paladar, equilibrando dulçor, acidez e frescor. O aroma do abacaxi destaca-se nas frutas tropicais, em alusão à Cidade Maravilhosa.

A bebida acompanha bem saladas, pratos leves, peixes pouco condimentados, aperitivos e sobremesas em geral. O novo espumante está disponível nas lojas do Verde Mar, nas padarias Boníssima, na casa de carne Ao Gosto, em restaurantes na capital mineira, em São Paulo, na Bahia, no Espírito Santo, e na internet.

O músico e veterinário Matheus Figueiredo, de 31, parou de beber há oito anos. Ele mora em Três Pontas, no Sul de Minas, e revela que, na verdade, nunca apreciou tanto a bebida alcoólica, o que foi descobrindo aos poucos, quando passou a se conhecer melhor. "Nunca foi a minha praia. Bebia mais por influência externa, principalmente durante a faculdade, mas, mesmo assim, pouco. No bar com meus amigos, sempre escutava 'sua cerveja está dando dengue'", brinca.

A partir do momento em que deixou de ser calouro e, em suas palavras, adquiriu "mais autonomia em relação à bebida", aconteceu a mudança. "Ficou nítido que não gostava de álcool. Não senti falta nenhuma depois que parei." Hoje, Matheus prefere a cerveja e drinques sem álcool, e conta que também aprovou o novo espumante zero da Like Wine.

Ainda assim, o consumo é ocasional. "Às vezes passo meses sem beber. Acontece em viagens, ou quando vou a um restaurante legal e quero alguma coisa diferente de suco, água com gás ou refrigerante. Aí peço minha cerveja zero ou um drinque em taça, para variar", diz.

MOCKTAILS

Em BH, o bar Tatu Bola incrementou seu cardápio com novas opções de drinques sem álcool, seguindo a crescente demanda por mocktails em bares e restaurantes. As receitas, desenvolvidas pelo mixologista Johny Mendonça, miram um público cada vez mais interessado em alternativas ao consumo alcoólico.

Entre as novidades estão o Ginger Mule, preparado com suco de limão, xarope de gengibre artesanal, soda e espuma de gengibre; o Mojito Light, com suco de limão, xarope de açúcar, hortelã e soda; o Cajuzinho, que leva suco de limão, xarope de açúcar, água de coco, caju macerado e espuma de gengibre; e o Red Velvet, que mistura geleia artesanal de frutas vermelhas, suco de limão, soda e espuma de gengibre.

Segundo Johny, a ampliação do cardápio acompanha a transformação no comportamento dos consumidores. “Antes, a carta de não alcoólicos se limitava a sucos e refrigerantes. Hoje, observamos pessoas de todas as idades em busca de opções mais elaboradas, muitas vezes motivadas por questões de saúde ou estética. É a alternativa ideal para quem quer aproveitar a experiência social de um bar sem abrir mão do bem-estar”, diz.

“Mais do que uma fase, osober curioustende a se consolidar como o novo normal entre as próximas gerações. As marcas que souberem acompanhar esse caminho têm tudo para sair na frente”, reforça o sócio-fundador e desenvolvedor de produtos da Go Coffee, Elói Ferreira.

A rede de cafés especiais aposta na tendência com o lançamento do Go Fresh, linha de bebidas geladas feitas com café verde e frutas, disponíveis nas versões Pink Lemonade e Hibisco com Melancia. “A gente percebeu que parte do nosso público buscava opções diferentes, com sabores mais leves e refrescantes.”

A cervejaria mineira Läut projeta para os próximos meses o lançamento de sua cerveja 0,0%. Com portfólio que reúne cervejas artesanais, gin, vodka, espumantes e drinques prontos, nos últimos anos, lançou a cerveja De Leve (zero carboidrato, zero açúcar e sem glúten) e o espumante sem álcool Rio (o grupo também detém a Like Wine).

O CEO Henrique Miranda, e o sócio, Fernando Vieira entendem que a demanda por bebidas sem álcool é uma das que mais cresce no setor, impulsionada por três pilares: saúde e bem-estar (consumidores mais conscientes evitam o álcool, mas não abrem mão do prazer sensorial); inclusão social (quem não bebe também quer brindar), e segurança no trânsito (leis mais rígidas e responsabilidade coletiva favorecem o consumo consciente).

“O avanço da tecnologia nos permitiu criar bebidas sem álcool com perfis sensoriais sofisticados, que agradam até os paladares mais exigentes", diz Henrique.

A nutricionista Marcella Oliveira ensina alguns drinques zero álcool:


1. Sangria com vinho sem álcool

Ingredientes
· 700 ml (2 latas) de água tônica
· 375 ml (½ garrafa) de vinho tinto sem álcool
· 2 colheres (sopa) de açúcar refinado
· ½ xícara (chá) de suco de laranja natural
· 1 maçã
· 1 pêssego
· 1 limão siciliano
· 1 laranja
· Folhas de hortelã

Modo de preparo
Pique e corte todas as frutas. Coloque-as em uma jarra. Em seguida, coloque o suco de laranja, a água tônica, o vinho sem álcool e o açúcar. Mexa bem até dissolver. Deixe a sangria descansando na geladeira por 15 minutos. Sirva em copos ou taças com gelo.

2. Batida de cerveja sem álcool

Ingredientes

· 1 lata de cerveja sem álcool
· 1 vidro de leite de coco
· 1 lata de leite condensado
· 1 lata de creme de leite
· 1 forma e meia de gelo

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

3. Pina Colada sem álcool

Ingredientes

· 100 ml de leite de coco
· 100 ml de suco de abacaxi
· 3 colheres (sopa) de leite condensado
· Gelo a gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em uma taça decorada com um pedaço de abacaxi

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