x
PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

Oscar que era pra ser de Fernanda Montenegro virou peso de porta?

Brasileira concorreu ao Oscar de Melhor Atriz em 1999, mas perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow

Publicidade
Carregando...

A indicação de Fernanda Torres ao Oscar de Melhor Atriz fez com que a internet relembrasse a última vez que uma brasileira concorreu ao prêmio. A mãe de Torres, Fernanda Montenegro, concorreu à mesma categoria da filha, em 1999, por “Central do Brasil”, mas perdeu a estatueta para Gwyneth Paltrow, causando um sentimento de injustiça que até hoje revira o coração dos brasileiros.

@cinepopcinema ???? OI? Gwyneth Paltrow revelou que usa o Oscar que ganhou em 1999 como peso de porta no seu jardim. #tiktokmefezassistir #gwynethpaltrow #cinepop #oscar ? som original - Renato Marafon - CinePOP

A raiva ficou ainda maior depois que Paltrow contou, em uma entrevista concedida à Vogue em outubro de 2023, que usa a estatueta do Oscar como peso de porta. Gwyneth levou o prêmio de Melhor Atriz por sua performance em “Shakespeare apaixonado”. 

Durante a entrevista, Paltrow caminhava por seu jardim enquanto o repórter apontava a câmera para a estatueta no chão. "Que belo prêmio da Academia", comentou o entrevistador. Com bom humor, a atriz respondeu: "É meu peso de porta. Funciona perfeitamente". 

Na época, o trecho rendeu diversos comentários negativos sobre a atriz. Diante da polêmica, um representante de Gwyneth Paltrow declarou à revista Variety que a fala foi feita em tom de brincadeira e não deveria ser levada tão a sério. Ainda assim, a declaração gerou discussões sobre a diferença cultural no modo como artistas lidam com conquistas profissionais e o simbolismo associado a elas.  

O assunto voltou à tona após a indicação de Fernanda Torres. Nas redes sociais, brasileiros não pouparam críticas a Paltrow, ressuscitando debates sobre a premiação de 1999 e questionando a valorização do Oscar por parte da atriz norte-americana.

 

Por que Fernanda Montenegro não ganhou o Oscar?

Muita gente acredita que a vitória de Paltrow não foi resultado de sua performance, mas fruto de uma campanha agressiva do produtor Harvey Weinstein, que teria usado seus contatos para direcionar os votos para “Shakespeare apaixonado”. O filme também teve investimento milionário em publicidade. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

Por fim, há uma limitação na Academia de reconhecer produções que não falam inglês. A própria Fernanda Montenegro já disse, em diversas entrevistas, que não esperava levar o prêmio, mas que sua participação foi muito importante para o cinema brasileiro e latino. A mãe de Fernanda Torres foi a primeira atriz latino-americana indicada na categoria de Melhor Atriz.



Tópicos relacionados:

brasil cinema cultura oscar-2025

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay