x
André Spinola
André Spinola
Um dos autores do Supersimples e da lei do MEI. São 20 anos construindo estratégias para empreendedores e de paixão pela inovação, transformação digital e novos modelos de negócio.
TRENDS TALKS

Encontrando a interseção entre produtividade e experiência com a IA

É fácil perder dinheiro. Provas de conceitos podem custar milhões de reais. Entender e dominar os custos pode salvar muito tempo e investimento

Publicidade

Mais lidas

Investimentos em IA (Inteligência Artificial) não são convencionais. É fácil perder dinheiro. Provas de conceitos podem custar milhões de reais. Com isso, entender e dominar os custos pode salvar muito tempo e investimento.

 

Dois pontos importantes são a “bagunça” dos dados existentes no mundo hoje, onde apenas de 10% a 30% estão esturrados e a “IA que vem de todos os lugares”, já que até 2026, 80% dos softwares terão IA embarcada (hoje são 5%).

 

Mas como dizer sim, de forma segura, para a IA? Dez iniciativas ou mais de uso dessa tecnologia têm o condão de colocar uma corporação no “modo acelerado”. Menos que isso a mantém no modo “steady”.

 

 

Adotar um ritmo sustentável nessa implementação traz inúmeros benefícios:

  • Maior Retorno sobre Investimento: A implantação gradual e bem planejada permite que a empresa colha resultados mensuráveis e obtenha ROI em cada etapa do processo, evitando investimentos arriscados e de longo prazo.
  • Menos Estresse Organizacional: Uma corrida desenfreada pela IA pode sobrecarregar os recursos humanos e financeiros. Com uma abordagem de “pacing”, as organizações evitam o esgotamento da equipe e preservam o bem-estar dos colaboradores, que terão tempo para se adaptar às novas tecnologias.
  • Aprimoramento Contínuo e Inovação Sustentável: A introdução gradual permite o aprimoramento constante dos processos e sistemas, permitindo inovações incrementais e uma adaptação mais fácil às mudanças tecnológicas.
  • Construção de Confiança e Transparência: Ao gerenciar o ritmo da IA, as organizações conseguem ser mais transparentes sobre o uso da tecnologia, fortalecendo a confiança de clientes, parceiros e reguladores.

 

 

Embora definir o ritmo possa ser vantajoso, é uma tarefa complexa. Requer uma visão estratégica, comprometimento da liderança e, muitas vezes, mudanças na cultura organizacional. Além disso, em um mercado onde a inovação é extremamente rápida, adotar um ritmo gradual pode parecer arriscado, especialmente se os concorrentes estão avançando com velocidade. A chave é encontrar um equilíbrio entre rapidez e prudência, ajustando o ritmo conforme a maturidade da organização.

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay