Lucien Newton
Lucien Newton
Com mais de duas décadas de experiência dedicada ao universo das franquias em empresas como Localiza, Maple Bear e Dia Supermercados. e agora, como VP de Consultoria do Ecossistema 300.
FRANCHISING 4.0

Quando a maçã podre contamina o cesto

Mesmo com excelente suporte e condições para o sucesso, o franqueado tóxico não reconhece esses esforços e frequentemente torna o ambiente da rede desagradável

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Dentro de uma rede de franquias, há diversos perfis de franqueados. Um bom franqueador sabe identificar os pontos positivos desses perfis e utilizá-los a favor do negócio e da rede. Assim, os bons franqueados se tornam ainda melhores e ajudam o empreendimento a fluir bem. No entanto, existe um perfil difícil de ser identificado: o franqueado tóxico.

 

Esse tipo de franqueado aparenta ser um grande entusiasta da marca e torce para que tudo dê certo, mas quando o franqueador não está presente, suas verdadeiras características vêm à tona. Mesmo com excelente suporte e condições para o sucesso, o franqueado tóxico não reconhece esses esforços e frequentemente torna o ambiente da rede desagradável.

 


Entre suas características estão: reclamações constantes sobre todas as decisões, críticas aos franqueados dedicados, pouca dedicação, comentários desagradáveis e uma torcida silenciosa para que nada funcione. Isso torna a convivência difícil para todos.

 

Como lidar com o franqueado tóxico?

 

A primeira ação ao identificar um franqueado tóxico é conversar abertamente e entender os verdadeiros motivos do comportamento.


Expor essas razões pode ajudar a identificar se o franqueado está passando por algum problema que pode ser resolvido ou se a desmotivação é irreversível. A partir daí, ações corretivas podem ser tomadas para minimizar a toxicidade na rede.

 

 

Cultura de feedbacks

 

Criar uma boa rede de franquias, agradável e motivadora, exige disposição para ouvir opiniões e melhorar os processos. É importante deixar claro que críticas construtivas são sempre bem-vindas e essenciais para promover a valorização entre todos. Dessa maneira, identificar franqueados que prejudicam a rede pode ser mais fácil, pois todos entenderão que há um ambiente adequado para feedbacks.

 

Cultura empresarial

 

Um franqueado tóxico torna o ambiente desagradável e desmotiva os colegas. Geralmente, ele não está disposto a entregar os resultados necessários e seu comportamento pode influenciar negativamente os outros. Criar uma cultura empresarial forte, com valores, hábitos e crenças compartilhados por toda a rede de franquias, é fundamental para evitar esses problemas. Investir no desempenho individual e coletivo das franquias ajuda a aumentar a produtividade e os resultados.


 

Liderança eficaz


A autoavaliação da franqueadora é crucial. Entender se a liderança desenvolvida é realmente eficaz e motivadora pode evitar problemas. Valorizar o franqueado auxilia não só nos bons resultados da marca, mas também na boa relação entre todos. A franqueadora deve estar aberta a opiniões e disposta a mudar aspectos negativos de sua gestão.

 

Melhores práticas e reconhecimento

 

Criar programas de excelência que premiam as melhores práticas e franqueados podem desintoxicar a rede. Isso pode levar o franqueado tóxico a adotar uma postura mais construtiva.

 

 

Papel claro de cada um no sucesso da franquia

 

Franqueadores devem se autoavaliar, ouvir os franqueados certos e motivar os franqueados tóxicos. Franqueados devem buscar caminhos construtivos para suas críticas. Investidores em potencial devem identificar a presença de franqueados tóxicos em uma rede antes de comprar uma franquia dela. Se forem muitos, talvez a franqueadora tenha problemas graves.


Para reflexão, uma frase do eterno Guimarães Rosa, em bom mineirês que representa o espírito do franchising 4.0, exponencial e sustentável: "É junto dos bão que a gente fica mió".

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

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