Jaeci Carvalho
Jaeci Carvalho

Será que é Ancelotti quem convoca a Seleção?

Kaio Jorge tem 17 gols no Brasileiro, faz um ano impecável, mas foi preterido por Richarlison, que tem cinco gols na temporada

Publicidade

Mais lidas

Quando Carlo Ancelotti foi contratado para dirigir a Seleção Brasileira, eu avisei neste espaço e no nosso JaeciCarvalhoEsportes, no meu canal de Youtube, que nada mudaria e que ele seria mais um Tite, Ramon Menezes, Dorival Júnior. Claro que sabemos que o italiano é o melhor técnico do mundo, mas eu também disse que ele fracassou quando pegou times fracos, que não são os gigantes europeus.
O problema da Seleção não é treinador e, sim, a geração ruim que temos, jogadores jovens como Paquetá, que, como muito bem disse o gênio Romário, “não serve nem para levar água aos jogadores que ficam no banco de reservas”. Paquetá na Seleção, assim como Ederson, Alysson, Danilo, Marquinhos, Alex Sandro, Casemiro, Fabinho, Richarlison, é uma grande aberração.
Só temos um jogador protagonista atuando na Europa, que é Vini Júnior. No mais, são todos meros coadjuvantes e eu nunca vi o Brasil ganhar Copas com figurantes.
Eu chego a questionar se quem faz a lista é mesmo Ancelotti, ou se ela é feita a várias mãos, sem a palavra final dele. Danilo é reserva no Flamengo, foi um dos piores laterais da história da Seleção, mas é convocado como zagueiro. Isso é um desrespeito com os demais zagueiros e laterais do país. Um ex-jogador em atividade, como Zé Elias definiu muito bem, usando uma linguagem usada pelos próprios jogadores.
Temos talentos como Rodrygo, Estevão, Endrick, mas é uma geração para estar pronta para ganhar em 2030, não no ano que vem. Como pode um técnico de qualquer seleção do mundo não convocar o artilheiro da principal competição do país? Kaio Jorge tem 17 gols no Brasileiro, faz um ano impecável, mas foi preterido por Richarlison, que tem cinco gols na temporada. Isso realmente é inconcebível. Não adianta explicar e justificar.
Para que perder tempo chamando Fabinho, veterano, que não joga mais em alto nível e está no mundo árabe? E Casemiro, que foi um grande volante com o próprio Ancelotti, no Real Madrid, onde tinha como companheiros dois gênios: Modric e Kroos? Na Seleção, Casemiro também foi um fracasso em dois Mundiais.
Não há como eu me empolgar com qualquer possibilidade de título em 2026. Temos Argentina, Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda e França voando, vários degraus acima da gente.
Como já escrevi outras vezes, Copa do Mundo começa nas quartas de final e lá, pelo menos, acho que estaremos, já que na primeira fase se joga contra ninguém e nas oitavas, se não pegar uma seleção forte que tenha ficado em segundo lugar no grupo, a gente avança. Mas nas quartas a gente volta para casa. Tem sido assim nos últimos tempos, exceto em 2014, quando avançamos às semifinais e tomamos 7 a 1 da Alemanha, não é Felipão?
Aliás, o treinador gaúcho ficou com raiva de mim e do Galvão Bueno porque dissemos a verdade, enquanto alguns, passavam pano. Felipão jogou seu título de 2002 no lixo com a maior vergonha que a Seleção Brasileira já passou.
Daquele fatídico 8 de julho de 2014 para cá, milhões de brasileiros largaram a Seleção e não se interessam mais por ela. A cada dia vejo torcedores se interessando somente por suas equipes e até torcendo contra o time brasileiro. Isso eu não faço. Posso não concordar com o técnico, com a convocação, com a escalação, mas qualquer um que ponha a Amarelinha, eu sou mais Brasil.
Ancelotti, assuma a Seleção de verdade, dê a ela a sua cara e prepare um time para 2030. Em 2026 as chances são remotas. Sei que você não quer assinar um contrato de cinco anos. Talvez tenha se arrependido de dirigir o Time Canarinho, talvez não tenha autonomia ou não confie nos mandatários. Fato é que a Seleção Brasileira e a CBF estão desmoralizadas, pois maltratam o povo há anos e ninguém quer ser “mulher de malandro”.
Adoro seu trabalho, mas sem um grupo qualificado você será apenas mais um a ocupar o cargo. Mas você leva vantagem sobre seus pares: é estrangeiro e, para este povo com complexo de “vira lata”, os técnicos estrangeiros podem tudo.
Você não fez nada de diferente dos outros técnicos recentes. Aliás, fez, sim: perdeu para o Japão por 3 a 2, em nossa única derrota para os asiáticos. Não falta mais nada. Já perdemos para Venezuela, Bolívia, seleções africanas e para os japoneses. O último que sair, apague a luz!

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

CPI DO APITO


O senador Romário está trabalhando para conseguir, junto aos seus pares, abrir a CPI do Apito e investigar a arbitragem brasileira, tão contestada, com erros crassos, alguns suspeitos. Não fosse essa péssima arbitragem e o Cruzeiro seria praticamente o campeão brasileiro, pois teve 15 pontos tomados na “mão grande”, ao passo que seu concorrente, Palmeiras, ganhou 16 pontos. É estranho ou não é?

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Tópicos relacionados:

ancelotti selecao

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay