Jaeci Carvalho
Jaeci Carvalho

Cadê a euforia?

Nossos times não foram bem, como querem nos enfiar goela abaixo. Continuam com futebol pobre e sem inspiração

Publicidade

Mais lidas

Nas duas primeiras rodadas do Mundial de Clubes, a TV Globo quis vender um produto que não existia. Exaltou a participação dos times brasileiros, sendo que o Palmeiras empatou com o péssimo e eliminado Porto, ganhou apenas do time árabe e empatou na terceira rodada com o Inter Miami. O Fluminense empatou com o Borussia e foi exaltado, depois ganhou do time de “soldados” da Coreia do Sul e empatou com o africano, terminando em segundo lugar. O Botafogo ganhou seus dois primeiros jogos e teve o mérito de derrotar o PSG, mas foi castigado pelo Atlético de Madrid. O Flamengo ganhou seus dois primeiros jogos, contra o Espérance e o Chelsea, mas empatou com o Los Angeles. Que campanhas são essas para alguém imaginar que a distância do futebol brasileiro para o europeu, diminuiu? Só mesmo na cabeça da emissora que pagou pelos direitos, investiu muito e quer vender um produto inexistente. Competição bem fraquinha, que serve para alimentar a esperança de um futebol que já foi o melhor do planeta, sucumbiu, e hoje não está no nível de reivindicar nada. Discordo totalmente dessa euforia. Nossos times não foram bem, como querem nos enfiar goela abaixo. Continuam com futebol pobre e sem inspiração.

 

Serão recebidos como craques

E não se assustem. Após as eliminações, os times brasileiros e seus jogadores serão recebidos com honras, como se tivessem feito a melhor campanha do mundo. Jogadores serão apontados como craques, e o torcedor vai continuar a se iludir. O fato de os argentinos terem sido eliminados é um alento para nós, mas eu gosto de comparar por cima e não pensar pequeno. Essa competição foi mal programada, disputada num país que não gosta do nosso futebol, que prefere a NFL, Basquete, Beisebol, Hóquei sobre patins e por aí vai. O Mundial tem uma das piores médias de público, com 37 mil, sendo que os estádios têm capacidade acima de 67 mil espectadores. Clubes europeus caindo pelas tabelas, e sem um ranqueamento correto, com Liverpool, Barcelona e outros gigantes que foram esquecidos. Cruzeiro, São Paulo e Grêmio, campeoníssimos, poderiam e deveriam estar aqui. São bem ranqueados.

 

Só pensa em dinheiro

A Fifa é uma entidade que só pensa em dinheiro. Seu presidente, Gianni Infantino, um boleirão, que adora jogar pelada com ex-jogadores e agradar os governos dos países fortes. Ele viu o que aconteceu no Fifagate, mas me parece um sujeito correto. O problema dele é inflar competições, como está fazendo com a Copa do Mundo de seleções com 48 equipes e 104 jogos. Não há qualificação. O próprio Mundial de Clubes, com 32 equipes, ele já fala em por 48, e fazer a competição de dois em dois anos. Isso é uma vergonha. Infantino deveria qualificar as competições, com jogos de alto nível. Na Copa do ano que vem, teremos até a Seleção do Azeibarjão, isso é uma piada. A Fifa tem sua sede na Suíça, mas não é um banco suíço. É uma entidade que representa o futebol mundial e deveria pensar em ter competições atraentes, que valorizem os clubes e os mantenha.

 

Um brasileiro avança

O Botafogo merece avançar às quartas de final, pois foi o time brasileiro com o melhor futebol. Ele enfrenta o Palmeiras, hoje, e um deles voltará para casa. Espero realmente que o time paulista diga adeus à competição, pois apresentou futebol pífio. Curioso foi ver o técnico Abel Ferreira quietinho no banco, estilo “boca de bode”. No Brasil, ele xinga árbitros, imprensa, desrespeita todo mundo. Aqui, nos Estados Unidos, com um regulamento duro na competição, está sereno, e nem de longe lembra aquele Abel, que vive irritado e mal-educado. No Brasil, parte pra cima dos árbitros e os xinga de tudo o que é nome. Por isso, depois desse Mundial, a CBF deveria criar leis mais duras e penas severas para técnicos que intimidam árbitros e não respeitam a imprensa. Vou torcer pelo Botafogo.

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Tópicos relacionados:

futebol mundial-de-clubes

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay