ED
Estado De Minas
Entenda

Calvície e impotência sexual: médica explica mitos e verdades

A médica Lorena Avelar, esclarece as preocupações sobre os efeitos colaterais dos medicamentos usados no tratamento da calvície.

Publicidade

Mais lidas

Estudos apontam que um pequena parcela dos homens que utilizam finasterida para o tratamento da calvície experienciam efeitos colaterais sexuais, como diminuição da libido e dificuldades de ereção.
A dutasterida, outro medicamento comum no tratamento, apresenta taxas semelhantes.

Embora o medo desses impactos seja comum, a Dra. Lorena Avelar sócia proprietária da Clínica Domani - dermatologia e estética esclarece que os efeitos colaterais são raros e frequentemente reversíveis.
“Quando falamos sobre tratamentos para calvície (a alopecia androgenética), a principal preocupação dos homens é o medo de ter algum tipo de disfunção sexual.

É importante ter em mente que o minoxidil não gera esses efeitos colaterais. O que pode acontecer é com as medicações finasterida e dutasterida.
Esses fármacos são usados para bloquear a conversão da testosterona em um outro hormônio chamado DHT, reduzindo a queda de cabelo e o afinamento dos fios.

No entanto, a boa notícia é que os efeitos colaterais sexuais são raros e afetam apenas uma pequena parcela dos pacientes, entre 2% a 7%”, afirma a Dra. Lorena.

A especialista alerta, ainda, que muitas vezes esses efeitos não são causados diretamente pelo medicamento, mas também pela ansiedade e receio dos pacientes. "É importante entender que esses efeitos são temporários e desaparecem com interrupção do uso do medicamento ou até com o seu uso mais espaçado", explica Dra. Lorena, que enfatiza a importância do acompanhamento médico durante o tratamento.

A Dra. Lorena Avelar atua em dermatologia clínica e estética, constantemente atualizada por meio de congressos e cursos.
Na Clínica Domani, ela oferece tratamentos personalizados baseados em evidências científicas, buscando sempre o bem-estar e a autoestima dos pacientes.

Acalmando os receios, Dra. Lorena garante que os tratamentos para calvície podem ser eficazes e seguros quando utilizados com orientação profissional, proporcionando resultados satisfatórios e melhoradaautoestima.

As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay