
Quaresma, época de bacalhau, peixe que eu adoro
Não economize quando fizer um prato com ele, compre do melhor. Confira receitas que aprendi em Portugal
Mais lidas
compartilhe
SIGA NO

Entramos na época em que, em nome de religiões e crenças, só podemos comer os chamados frutos do mar. De peixes a bacalhau, que são muito mais do meu gosto do que as carnes. Bacalhau tem a minha preferência, quando ia a Portugal só comia suas preparações variadas, presentes nos cardápios dos restaurantes.
Aprendi uma coisa fundamental na cozinha: não economize quando fizer prato com ele. Compre do melhor. Anos atrás, comprei bacalhau oferecido em banca normal de mercearia e quebrei a cara, uma porcaria só. Distantes que estamos do mar – e este peixe não nasce em qualquer mar –, o melhor é comprar o produto oferecido em caixinha, com a garantia da empresa que o processa.
Leia Mais
Quando o lombo é ótimo, pode ser comido com muito azeite e temperos (pimenta-do-reino), sem maiores preparos. Quando o bacalhau não é de primeira, o jeito é disfarçar com molho bem temperado, feito com muita cebola e muito tomate.
Para quem está em busca de receita nova, sugiro três bem simpáticas, que experimentei e são bem boas. A primeira é o arroz de bacalhau servido na Pousada do Marão, que é diferente da maioria das pousadas portuguesas, pois tem arquitetura moderna. Passo-a como recebi do maitre português.
• Arroz de bacalhau
Ingredientes: 500g de arroz, 350g de bacalhau, 2 tomates grandes, 1 ramo de salsa, 1 cebola grande, 1,5l de azeite, sal e pimenta.
Preparação: Introduza num tacho de cobre a cebola, cortada em rodelas, o azeite, a salsa atada com um fio e os tomates limpos de pele e sementes. Leve ao lume e deixe cozinhar e apurar um pouco, enquanto escalda o bacalhau, retirando-lhe a pele e as espinhas. Quando o refogado estiver quase pronto, acrescente-lhe as lascas do bacalhau, bem como um pouco de água, deixando que o bacalhau ferva 3 a 4 minutos. Tempere com sal e pimenta, adicione a água necessária para perfazer o dobro do volume do arroz e introduza o arroz. Logo que levante a fervura, retire o tacho da chama e leve-o ao forno, tapado, até secar.
• Bacalhau ao forno
Ingredientes: 200g de bacalhau, 3 xícaras de chá de pão picadinho, 1 xícara de leite, 1 colher de chá de cebola ralada, 2 colheres de sopa de queijo ralado, 6 batatas cozidas cortadas em rodelas, sal, alho e pimenta a gosto, molho de tomate.
Modo de fazer: Amolecer o pão no leite e juntar os outros ingredientes, menos a batata, para fazer um bom refogado. Arrumar no pirex uma camada do refogado e uma de batatas. Cobrir com o molho e queijo ralado e levar ao forno para corar.
• Meu bacalhau
Ingredientes: Uma porção de bacalhau por convidado, cebola crua em fatias, pimenta-do-reino e azeite.
Modo de fazer: Deixar o bacalhau de molho de um dia para o outro, retirar da água e separar peles e espinhas. Fazer camadas de bacalhau e cebola ralada, colocando pimenta-do-reino. Depois disso, coloque numa travessa que vá ao forno, após fazer camadas de bacalhau e cebola. Cobrir com azeite numa camada que fique acima da última camada do peixe e levar ao forno até o bacalhau ficar macio.
Depois de servido, vai sobrar muito azeite, que pode ser recolhido, guardado na geladeira e usado em outros preparos de bacalhau ou peixe.
As opiniões expressas neste texto são de responsabilidade exclusiva do(a) autor(a) e não refletem, necessariamente, o posicionamento e a visão do Estado de Minas sobre o tema.