Circuito Mineiro da Cafeicultura começa esta semana; veja a programação
Evento técnico sobre sustentabilidade e mudanças climáticas é realizado em 22 municípios do Sul de Minas e será aberto na cidade de Cabo Verde
compartilhe
Siga noO Circuito Mineiro da Cafeicultura 2025 tem início em Cabo Verde, no Sul de Minas, a partir desta quinta-feira (3/4). Organizado pelo Governo de Minas, por meio da Emater-MG, o evento tem como foco a troca de conhecimento e inovação no setor cafeicultor, com destaque para o tema deste ano: Sustentabilidade e Mudanças Climáticas. A primeira etapa ocorrerá na Associação Esportiva Cabo Verde, a partir das 13h30, com inscrições gratuitas no local a partir das 13 horas.
Entre as atividades programadas, a palestra inicial será conduzida por Kleso Silva Franco Júnior, coordenador técnico de Culturas da Emater-MG, abordando o impacto das mudanças climáticas no manejo do cafezal.
Desafios climáticos e soluções práticas
Marcos Fabri, gerente regional da Emater-MG em Lavras e responsável pela organização do circuito, destaca a relevância da temática frente aos desafios enfrentados pelos produtores. De acordo com ele, as mudanças climáticas, como secas prolongadas, granizo e calor excessivo, têm impactado diretamente a produção de café, elevando os preços no mercado global.
“Embora não possamos controlar o clima, é possível adaptar o manejo para amenizar os efeitos adversos. Técnicas como a retenção de água no solo e o aprofundamento das raízes do cafezal ajudam a minimizar os impactos da seca e do calor excessivo”, explica.
O evento contará também com palestras sobre novas tecnologias para a cafeicultura, construção da fertilidade no solo e preparo para a colheita e pós-colheita, abordando desde o uso de máquinas até estratégias de negócios para os cafeicultores.
Leia Mais
A falta de mão-de-obra no campo é outro desafio crescente, especialmente para os pequenos produtores. O gerente observa que a mecanização tem se mostrado uma solução viável, incluindo o uso de máquinas adaptadas às necessidades de pequenos e médios cafeicultores.
Próximos encontros
Após a abertura em Cabo Verde, o Circuito Mineiro da Cafeicultura continuará em Nova Resende, no dia 10 de abril, e seguirá com eventos em Campo Belo (24 de abril) e Paraguaçu (25 de abril). A programação do circuito abrange ainda outras cidades ao longo de 2025, com a participação de diversos profissionais da cadeia produtiva do café.
Uma oportunidade para aprender e se atualizar
O Circuito Mineiro da Cafeicultura visa reunir cafeicultores, traders, comerciantes e cooperativas para uma troca rica de experiências e informações sobre os avanços e desafios do setor.
A série de eventos, realizada há mais de 20 anos, é uma oportunidade para os produtores se atualizarem e buscarem soluções práticas para enfrentar as adversidades climáticas, a escassez de mão-de-obra e os altos custos de produção.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Programação das próximas etapas:
• Abril:
Dia 3 - Cabo Verde
Dia 10 - Nova Resende
Dia 24 - Campo Belo
Dia 25 - Paraguaçu
• Agosto:
Dia 28 - Alterosa
• Setembro:
Dia 4 - Santo Antônio do Amparo
Dia 10 - São Bento do Abade
Dia 12 - Delfinópolis
Dia 17 - Lavras
Dia 18 - Carvalhópolis
Dia 25 - Perdões
• Outubro:
Dia 2 - Guaxupé
Dia 8 - São Sebastião da Bela Vista
Dia 9 - Cambuquira
Dia 10 - Lambari
Dia 22 - São Pedro da União
Dia 23 - Campo do Meio
Dia 30 - Campanha
Dia 31 - Vargem Bonita
• Novembro:
Dia 5 - Santa Rita do Sapucaí
Dia 19 - Ilicínea
Dia 26 - São José da Barra
*A programação está sujeita a alterações.
*Estagiária sob supervisão do subeditor Gabriel Felice