Como funciona o intercâmbio para quem já passou dos 50 anos
Nunca é tarde para aprender um novo idioma e uma nova cultura; conheça as oportunidades para o público da terceira idade que quer estudar no exterior
compartilhe
SIGA
Aprender um novo idioma, conhecer outra cultura e fazer novas amizades não tem idade. O intercâmbio 50+, modelo de viagem de estudos que ganha cada vez mais força no Brasil, prova que a experiência de conhecer e morar no exterior é uma oportunidade para todas as fases da vida.
Algumas agências de intercâmbio oferecem o serviço especialmente para pessoas com mais de 50 anos. O intercâmbio sênior combina o aprendizado de uma língua com uma imersão cultural mais leve e focada em lazer. Em geral, os pacotes são de curta duração para se encaixar melhor na rotina desse público.
A programação pode incluir além das aulas de idioma, aulas de culinária, degustação de vinhos, passeios por museus, visitas a pontos turísticos e pequenas viagens para cidades vizinhas. No entanto, a opção desse tipo de intercâmbio é destinada a essas pessoas que além de querer estudar no exterior, querem explorar novas culturas com colegas da mesma faixa etária.
Leia Mais
Como são os pacotes e a acomodação?
Os pacotes para o público 50+ são planejados para oferecer conforto e segurança. A carga horária de estudos é mais flexível, e a duração dos programas varia, em média, de duas a quatro semanas. Essa flexibilidade permite que o viajante aproveite a experiência sem a pressão e a intensidade dos intercâmbios tradicionais.
A acomodação também é um diferencial. As opções costumam ser mais confortáveis, fugindo das residências estudantis lotadas. As principais alternativas de hospedagem incluem:
-
Casa de família: ideal para quem busca uma imersão completa no dia a dia e nos costumes locais, com a vantagem de praticar o idioma o tempo todo.
-
Apartamento privativo: oferece mais independência e privacidade para quem prefere ter o próprio espaço.
-
Hotel ou residência sênior: une o conforto de uma boa hospedagem com a chance de socializar com outros estudantes da mesma faixa etária.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Quais os destinos mais procurados?
A escolha do destino depende do interesse pessoal de cada viajante. Países europeus são os favoritos, principalmente pela riqueza cultural e histórica. Entre os países europeus mais buscados estão Malta, Inglaterra, Itália, França e Irlanda, de acordo com o Roda Mundo Tur.
Muitas pessoas também optam por alguns países do continente africano também, especialmente a África do Sul.
Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.