'ANO SABÁTICO DOURADO'

Itália é eleita o melhor destino do mundo para viajantes aposentados

Pesquisa revela lista com os países mais procurados por recém-aposentados; veja o ranking e as tendências de viagem para a melhor idade

Publicidade
Carregando...

A Itália foi eleita o melhor destino do mundo para viajantes recém-aposentados, segundo novo levantamento divulgado pela agência de turismo Travelsphere. O país lidera a lista de locais mais procurados por quem está começando uma nova fase da vida e deseja explorar o mundo com mais tempo e liberdade.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A pesquisa, baseada nos dados de reserva da própria empresa, aponta que 65% dos pacotes de viagem para a Itália são comprados por pessoas que acabaram de se aposentar. A combinação única de gastronomia reconhecida, história rica, estilo de vida tranquilo e facilidade de locomoção interna são os principais atrativos.

Itália
Um dos pontos mais relevantes da pesquisa foi a constatação de um retorno significativo das viagens longas entre os aposentadosphant de Getty Images

Outros países também são os principais destinos dos recém-aposentados

Logo na sequência do ranking, os Estados Unidos aparecem como o segundo destino preferido, indicando uma forte tendência para viagens de longa distância. A liberdade de não ter compromissos profissionais imediatos incentiva muitos a cruzarem continentes em busca de novas aventuras, algo que era mais difícil de planejar antes.

O Canadá ocupa a terceira posição, consolidando a América do Norte como uma região de grande interesse para esse público. A lista dos dez mais procurados segue com Índia em quarto lugar, Espanha em quinto, e Croácia e Turquia completando os sete primeiros. Vietnã e Camboja dividem a oitava colocação, enquanto Austrália e China fecham o top 10 - que, na verdade, é um top 11.

Um dos pontos mais relevantes da pesquisa foi a constatação de um retorno significativo das viagens longas entre os aposentados, um movimento que não era observado desde antes da pandemia. Muitos agora buscam aproveitar ao máximo o tempo livre para concretizar sonhos de viagem que foram adiados.

Esse fenômeno tem sido chamado de “ano sabático dourado”, refletindo o desejo de recuperar o tempo perdido e mergulhar em novas culturas. A ideia é viver experiências imersivas que, por diversas razões, não eram possíveis durante a vida profissional ativa.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Uma ferramenta de IA foi usada para auxiliar na produção desta reportagem, sob supervisão editorial humana.

Tópicos relacionados:

aposentados idosos italia viagem

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay