x
'CAUSOS' DE MINAS

Mistério da bola de ouro, que ilumina as noites, intriga povoado de Minas

Lenda ou verdade, relatos de antigos tropeiros e moradores afirmam terem visto não só a luz 'sobrenatural' , mas também o Saci e a Mula-sem-cabeça na região

Publicidade
Carregando...

Em um pequeno povoado mineiro, registros sobrenaturais de uma bola de luz dourada, pairando no ar sobre plantações, fazendas, córregos e montanhas intriga moradores e visitantes do lugar. Relatos dizem, que em noites escuras, se avista ao longe um brilho no meio da serra. Uma esfera de fogo seduz e, ao mesmo tempo, assusta quem mora ou passa pela região. Para alguns, é algo sobrenatural, já para outros moradores, algo reconfortante de se ver, que beira á sensação de milagre.

No pequeno distrito de Ipoema, localizado em Itabira, Minas Gerais, uma lenda intrigante tem fascinado moradores e visitantes: a história da Mãe do Ouro, uma entidade do folclore brasileiro que sinaliza onde se encontram jazidas de ouro. Ela se manifesta como uma bola de fogo que atravessa o céu noturno, descendo nas proximidades de áreas ricas em ouro.

Eleni Cássia Vieira, gestora de Patrimônio Cultural e Especialista em Turismo Regional e ex-diretora do Museu do Tropeiro de Ipoema, entre 2003 a 2012, confirma ter visto o fenômeno da Mãe do Ouro: "por volta das 22h eu fui fechar a porteira. Aí, de repente, saiu uma bola de fogo atrás de uma árvore, e foi subindo. Eu fiquei, assim, extasiada. Eu olhava para a estrada, eu olhava se era farol, eu olhava para outros locais para ver se não era reflexo de alguma coisa e nada. Ela subiu até o pé. Alguns chamam de fogo-fátuo... porque ela sobe em forma de bola... e ela vai se... ela vai modificando... e ela começa a se... aparecer uma nuvem... e que ao mesmo tempo some. Cheguei dentro da casa apavorada. Eu falei assim... 'vocês não imaginam o que eu vi?' Pessoas que acreditam são muito fiéis, é uma fé que eles têm sem dúvida e acreditam. Eu prefiro acreditar nessa lenda da Mãe do Ouro. Que surgiu no século 18 principalmente, que foi a época do Ciclo do Ouro em Minas Gerais, ela aparecia para os escravos e para ajudá-los até na libertação, tá?".

Eleni Cássia Vieira,  ex-diretora do Museu do Tropeiro, de Ipoema entre 2003 a 2012, confirma ter visto o fenômeno da Mãe do Ouro
Eleni Cássia Vieira, ex-diretora do Museu do Tropeiro, de Ipoema entre 2003 a 2012, confirma ter visto o fenômeno da Mãe do Ouro Cristina Horta/EM

A gestora conta que, na época que foi gestora do Museu do Tropeiro, ouviu vários relatos do imaginário popular na região de Ipoema. Onde realizou entrevistas com antigos tropeiros que revelaram para ela terem visto a Mãe  do Ouro, o Saci que dava nó nas crinas dos muares, o lobisomem,  a mula -sem -cabeça, o cavalinho de osso, etc. "Depois, entrevistei pessoas da comunidade e que também  comprovavam terem visto estas personagens. Que mundo fantástico!", conclui

Versão da Mãe do Ouro

A história mais conhecida relata que um escravo, sempre punido por seu proprietário, buscava desesperadamente ouro na floresta para escapar dos castigos. Ao se aproximar de uma montanha, ele encontrou a Mãe de Ouro, que lhe mostrou um local na encosta onde deveria cavar para descobrir ouro. Porém, ela impôs uma condição: ele não poderia revelar a ninguém sobre o local.

Quando começou a cavar, ele encontrou uma grande quantidade de ouro e levou para seu dono, que ficou impressionado e exigiu saber onde ele havia minerado. O escravo, inicialmente, se recusou a revelar, sendo chicoteado várias vezes pelo senhor, até que não suportou e revelou a localização da mina. O patrão correu até o local e começou a extrair o ouro, e em poucos dias já havia estabelecido uma mina lá. Como retaliação ao dono do escravo, a Mãe de Ouro causou o desmoronamento do teto da mina, resultando na morte dele.

 Explicação científica

Para aqueles que não acreditam no sobrenatural, trata-se do Fogo-fátuo – um fenômeno que se manifesta na superfície de lagos, pântanos ou até mesmo em cemitérios. Quando um corpo orgânico se decompõe, há a liberação de gás metano (CH4). Se houver um local com condições adequadas para a concentração desse gás e o clima estiver relativamente quente, pode ocorrer uma explosão espontânea.

 

 

Fascínio


O mistério da bola de fogo, Saci e Lobisomem em Ipoema continua a fascinar e intrigar. O folclore mantém viva a curiosidade, atraindo tanto turistas quanto pesquisadores em busca de respostas. Assim, as histórias ganham cunho de verdade e também alimentam a imaginação de todos que a conhecem.

Museu do Tropeiro

Após a festa de aniversário, em maio, o Museu do Tropeiro fechará as suas portas e será restaurado. Após o período será reaberto com novidades, para atrair cada vez mais o público como parte integrante da história. E aos moradores de Ipoema , ser orgulho de referências baseadas no conhecimento, na autenticidade e na valorização do título Capital Estadual do Tropeirismo No local, também será implantado o Museu da Pharmácia.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay