TRANSTORNOS ALIMENTARES

Skinnytok: TikTok bane conteúdos que estimulam magreza extrema

Ao buscar o termo, plataforma de vídeos curtos exibe alerta e redireciona para página de ajuda a usuários

Publicidade
Carregando...

O TikTok baniu os conteúdos com a hashtag “Skinnytok” após pressão de órgãos reguladores europeus e críticas na imprensa em diversas partes do mundo. A plataforma de vídeos curtos estava sendo acusada de permitir vídeos que estimulam problemas de imagem corporal entre os jovens. Agora, ao fazer uma busca pelo termo, o aplicativo exibe alerta e redireciona o usuário para uma página de ajuda e informação sobre transtornos alimentares. 

Alerta exibido pelo TikTok ao buscar o termo 'Skinnytok'
Alerta exibido pelo TikTok ao buscar o termo 'Skinnytok' Reprodução / TikTok

De acordo com a empresa, a medida foi tomada porque a hashtag “passou a estar associada a conteúdos sobre perda de peso não saudável”. O termo skinnytok era frequentemente usado em vídeos com “dicas” de emagrecimento, como dietas restritivas e rotinas de exercícios excessivos. 

Em um dos posts, uma jovem chegou a comparar comida com recompensa de animais. “Você precisa de um mimo? O que é você? Um cachorro?”, escreveu uma jovem. Você não está com fome, você está apenas entediada”, dizia outra publicação.

Em abril, a França emitiu um alerta sobre esse tipo de conteúdo, dizendo que promovia a magreza extrema e a anorexia. Em seguida, a Comissão Europeia abriu uma investigação sobre a hashtag.

No ano passado, órgãos reguladores da União Europeia abriram um inquérito sobre possíveis violações das regras de conteúdo on-line voltadas à proteção de crianças. O processo ainda está em andamento.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Mesmo com o termo sendo banido do TikTok, especialistas alertam que a trend pode ir para outra rede social, como o X. Há também a possibilidade de usar outra tag ou os usuários escreverem incorretamente certas palavras para continuarem podendo publicar e acessar esses conteúdos. 

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay