Rejeição a uma nova candidatura de Lula recua na Genial/Quaest
Pesquisa Genial/Quaest mostra queda de oito pontos percentuais entre as pessoas que dizem que Lula não deveria concorrer em 2026
compartilhe
Siga noOs sinais de recuperação da popularidade do governo mostram reflexos positivos para Lula na disputa eleitoral do ano que vem, aponta a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira, 17. O índice de pessoas que dizem que o presidente não deveria se candidatar à reeleição caiu de 66% em maio para 58% agora em julho.
O levantamento foi feito de 10 a 14 deste mês, no auge da polêmica em torno do tarifaço de Donald Trump, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
- Genial/Quaest: Lula vence os Bolsonaros e empata com Tarcísio no segundo turno
- Maioria dos eleitores da direita acha tarifaço de Trump um erro
Entre os eleitores mais à direita, mas não bolsonaristas, os que entendem que Lula não deveria concorrer caíram de 95% para 88%. No nicho dos não-petistas, mas com perfil à esquerda, a taxa de quem apoia a reeleição saltou de 61% para 72%.
Leia Mais
Quanto a Bolsonaro, 65% diziam em maio que ele deveria apoiar outro candidato. Agora, são 62%.
O cenário dos herdeiros do legado bolsonarista se mantém embolado. Tarcísio de Freitas é o mais citado como o candidato ideal da direita em 2026, com 15% (eram 17% em maio). Michelle Bolsonaro tem 13%, ante 16% da pesquisa anterior. Eduardo Bolsonaro cresceu de 4% para 8%.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Ainda sobre quem Bolsonaro deve apoiar à direita, Michelle é a favorita quando são considerados somente eleitores bolsonaristas, com 33% (eram 22%). Tarcísio tem 20% da preferência (eram 33%) e Eduardo, 22% (eram 9%).