INVESTIGAÇÃO

PF encontra pedido de asilo político de Bolsonaro a Milei

O ex-presidente Jair Bolsonaro tinha em seu celular um documento pedindo asilo político para a Agentina, de forma 'urgente', por temer ser preso pela Justiça

Publicidade
Carregando...

A Polícia Federal (PF) encontrou no telefone do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) um documento em que ele pedia asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei, com o intuito de fugir do país em meio ao julgamento por tentativa de golpe de Estado.

"De início, devo dizer que sou, em meu país de origem, perseguido por motivos e por delitos essencialmente políticos. No âmbito de tal perseguição, recentemente, fui alvo de diversas medidas cautelares", afirma o texto, sem data e sem assinatura, apesar de ter o nome completo do ex-presidente, nacionalidade, estado civil e número da carteira de identidade.

A investigação da PF apontou que desde fevereiro de 2024, o ex-presidente planeja atos para fugir do Brasil. O documento, que tem 33 páginas, tem como criador e último autor o usuário Fernanda Bolsonaro, o que, segundo a polícia, pode ser de autoria da dentista Fernanda Bolsonaro, esposa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

"Solicito a Vossa Excelência asilo político na República da Argentina, em regime de urgência, por eu me encontrar na situação de perseguido político no Brasil, por temer por minha vida, vindo a sofrer novo atentado político, (...) bem como por estar na iminência de ter minha prisão decretada, de forma injusta, ilegal, arbitrária e inconstitucional pelas próprias autoridades públicas que promovem perseguição contra mim", afirma na última página do documento destinado a Milei.

O pedido do ex-presidente é embasado na Convenção de Caracas de 1954, no Pacto de San José da Costa Rica e na Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Conversas que haviam sido apagadas entre o ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o pastor Silas Malafaia apontam tentativas de intimidar autoridades brasileiras e atrapalhar as investigações por tentativa de golpe de Estado.

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay