ESTADOS UNIDOS X BRASIL

Trump diz que Lula pode falar com ele quando quiser

O presidente americano também disse que ama o povo brasileiro e que 'as pessoas que lideram o Brasil fizeram coisa errada'

Publicidade
Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (1º/8) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode telefonar para ele quando quiser para discutir tarifas e outras questões envolvendo os dois países.

"Ele pode falar comigo quando quiser", afirmou Trump a jornalistas na Casa Branca. As declarações ocorrem dois dias após o tarifaço que impôs tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras.

O presidente americano também disse que ama o povo brasileiro e que "as pessoas que lideram o Brasil fizeram coisa errada".

Trump, ao anunciar o tarifaço, criticou a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado na Suprema Corte de arquitetar um golpe de Estado.

Na entrevista, Donald Trump evitou antecipar outras medidas do governo norte-americano. "Vamos ver o que acontece", pontou.

Negociação

Desde o anúncio de que produtos do Brasil seriam taxados em 50% pelos Estados Unidos, no início de julho, representantes dos dois países tiveram poucos diálogos. Negociadores do Ministério das Relações Exteriores relataram dificuldades em ter reuniões com figuras-chave do governo norte-americano.

O chanceler Mauro Vieira só teve uma reunião com o secretário de Comércio dos EUA, Marco Rubio, na quarta-feira (29/7), em Washington. À ocasião, o responsável pelo Itamaraty ressaltou que o Brasil "não se curvará às pressões externas".

"Enfatizei que é inaceitável e descabida a ingerência à soberania nacional no que diz respeito a decisões do poder judiciário do Brasil, inclusive a condução do processo judicial no qual é réu o ex-presidente Bolsonaro", disse Mauro Vieira, em comunicado à imprensa na capital dos EUA.

Com informações de Francisco Artur de Lima, do Correio Braziliense

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Tópicos relacionados:

estados-unidos lula tarifaco trump

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay