REDES SOCIAIS

Lei Magnitsky faz Moraes virar meme: ‘eu empresto o cartão’

Internautas ironizaram possíveis restrições a serviços como cartão de crédito e streaming, depois que Trump incluiu Moraes na lista de sanções dos EUA.

Publicidade
Carregando...

A decisão dos Estados Unidos de sancionar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky, provocou reações sérias no meio político e diplomático. No entanto, nas redes sociais, o clima foi de piadas e memes.

A sanção inclui três punições principais: proibição de entrada nos EUA, bloqueio de bens e restrições econômicas com empresas americanas. Em tese, Moraes pode ser impedido de usar cartões de crédito como Visa, MasterCard e American Express, além de sofrer dificuldades em acessar serviços digitais e bancários ligados a instituições dos EUA.

Mas enquanto analistas debatem os impactos reais da medida, a internet já decretou seu veredito: nada muda na prática. Um dos posts trazia ironia em forma de informação.  “O que muda sobre a prisão de Bolsonaro após Xandão ser sancionado na Lei Magnitsky - A THREAD; Nada. Fim da thread”, diz a publicação.

O tom brincalhão resume o sentimento de boa parte dos brasileiros: de que a medida tem mais peso simbólico do que prático, já que Moraes não tem bens conhecidos nos Estados Unidos, nem costuma circular por lá. Desde julho, inclusive, o ministro já estava com o visto americano cancelado, assim como de familiares e aliados, após declarações do secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Mas, mesmo se houver alguma mudança, os internautas mostraram que vão ajudar o ministro.  “Oi Alexandre de Moraes, caso quiser (sic) tirar uma geladeira e precisar de cartão de crédito, me chama na DM que eu te empresto o meu”, escreveu um internauta. 

 “Eu tenho zero problema em pagar o almoço do Alexandre de Moraes, caso ele não possa mais usar Alelo”, disse outro, citando o vale refeição. A ida do ministro ao jogo do Corinthians também foi elogiada. “Alexandre de moraes hoje: chegou de mãos dadas com a esposa no jogo do corinthians; viu a vitória do time contra o maior rival; nem se importou com a lei magnitsky. O craque do jogo”, brincou um perfil. Veja mais: 

No entanto, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) comemoram a sanção. "Que chegue urgente aos EUA, está na hora da Lei MAGNITSKY pra ele e Barroso, não devemos ter dó", escreveu um perfil. "Ultimamente eu tenho gastado tanto dinheiro comprando coisa no cartão de crédito que estou torcendo pro Trump estender a lei magnitsky a mim pra eu não poder mais usar meu cartão", ironizou outro. Veja algumas postagens:

O que é a Lei Magnitsky?

Criada em 2012 nos EUA, a Lei Magnitsky foi pensada para punir violadores de direitos humanos e corruptos em escala global. Apesar de ter nascido como uma resposta a abusos na Rússia, foi ampliada em 2016 para incluir indivíduos de qualquer país.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A sanção imposta a Moraes não exige julgamento: é uma decisão administrativa baseada em relatórios, denúncias e investigações de terceiros. Segundo especialistas, pode afetar cartões de crédito, contas bancárias, acesso a serviços de nuvem e até redes sociais — mas na prática, isso depende de decisões das empresas envolvidas, e nem sempre acontece.

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay