‘TACO’ viraliza após Trump recuar em tarifas contra produtos brasileiros
Sigla significa "Trump Always Chickens Out", algo como "Trump sempre amarela" e ficou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais; veja os memes
compartilhe
Siga noAo anunciar, nessa quarta-feira (30/7), que está em vigor o decreto que determina um tarifaço de 50% sobre produtos importados do Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também publicou uma lista com 694 itens que ficaram de fora da cobrança extra. O recuo virou motivo de piada — e trouxe um termo estrangeiro para o centro das conversas no Brasil: TACO. Mas o que significa isso?
Leia Mais
A sigla viral significa "Trump Always Chickens Out", algo como “Trump sempre amarela” em tradução livre. A expressão é usada para se referir ao comportamento recorrente de Trump de anunciar medidas duras, mas depois recuar ou fazer concessões. No caso do Brasil, a piada se encaixou perfeitamente: apesar da retórica agressiva, o decreto assinado manteve isentos produtos como suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e fertilizantes.
O termo TACO foi usado pela primeira vez pelo jornal britânico Financial Times, em 2018, para criticar Trump por adiar tarifas contra produtos da União Europeia. Desde então, a sigla passou a circular em meios diplomáticos e na imprensa econômica. Em maio deste ano, ao ser confrontado por jornalistas sobre o apelido, Trump se irritou. "Você chama isso de amarelar? Isso é negociação!", respondeu.
Agora, o apelido foi resgatado pelos brasileiros com entusiasmo. Para muitos usuários, a reação mostra que o ex-presidente americano tentou pressionar o Brasil, mas acabou recuando quando percebeu o impacto econômico da decisão também para os EUA. A sigla TACO, antes usada apenas por analistas internacionais, virou meme no Brasil e reforçou a crítica à falta de firmeza nas medidas anunciadas por Trump.
Em uma publicação, Trump está vestido de cozinheiro servindo um taco (o prato mexicano) para Lula, com a legenda: “Alguém aceita um taco?”. Outra postagem mostra Moraes comendo a tortilha mexicana. “Após sanções contra o Brasil, Alexandre Magnitsky de Moraes sai pra jantar um TACO (Trump Always Chickens Out)”, acompanha a imagem.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
Por conta da sigla TACO, também viralizaram posts em que Trump é uma galinha (ou chicken, em inglês). Veja algumas postagens sobre o tema:
Trump abriu diversas isenções de tarifa a produtos brasileiros, muitos dos mais relevantes. Ou seja, o tarifaço nem entrou em vigor e já virou tarifinha. Como sempre: TACO. Trump Always Chickens Out. https://t.co/SBKt0sqcVc pic.twitter.com/bwxmWGZg2J
— Caio Barbosa (@caiomrb) July 30, 2025
Taco-Trump Always Chickens Out.
— Pobre de Direita ???????? (@Pobre_d_Direita) July 30, 2025
LULA VENCEU pic.twitter.com/EF7uKTUvWa
"Trump abre quase 700 exceções em decreto que sobretaxa em 50% exportações brasileiras"
— Xadrez Verbal (@XadrezVerbal) July 30, 2025
????TACO - Trump Always Chickens Out
Tarifaço para fazer teatro, pressão política e mirar em outros setores, menos comércio
Modestamente, nada que o ouvinte do Xadrez Verbal já não soubesse pic.twitter.com/1omGETM4ws
TACO (trump always chickens out) é uma expressão criada nos Estados Unidos para dizer que trump sempre arrega. Pois TRUMP ARREGOU. Isentou mais de 600 produtos brasileiros das tarifas.
— Joao Domenech (@joaodomenech) July 30, 2025
LULA VENCEU. ESTAMOS COM ALEXANDRE pic.twitter.com/GClgBYjchq
TACO – "Trump Always Chickens Out" (Trump sempre amarela) pic.twitter.com/fny71xBjaL
— DEMOCRACIA????????? (@BrasilDemocraci) July 30, 2025