Lula propõe tornar 2 de Julho Dia Nacional da Consolidação da Independência
Data é celebrada atualmente como Dia da Independência na Bahia e marca a expulsão dos militares portugueses do Brasil em 1823 após confrontos armados em Salvador
compartilhe
Siga noO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta terça-feira (1º/7) um projeto de lei (PL) para transformar o 2 de julho em uma data comemorativa nacional. A efeméride marca o Dia da Independência na Bahia, um feriado tradicional para o estado, que representa a expulsão das tropas portuguesas de Salvador em 1823.
Segundo o projeto, a data pode ser transformada no Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. Lula assinou o texto um dia antes de participar das celebrações de 2 de julho nesta quarta-feira (2/7), na capital baiana. A matéria não prevê, a princípio, que a data seja transformada em feriado nacional.
“É verdade que Dom Pedro fez o grito da independência, todo mundo sabe disso. Mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente. Isso não é conhecido da história porque não está nos livros didáticos brasileiros”, disse Lula.
Leia Mais
“A aprovação desse projeto e a promulgação vai mostrar ao Brasil inteiro que, além do Dom Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa independência”, acrescentou. O presidente publicou um vídeo sobre o projeto nas redes sociais.
Também participaram da assinatura os ministros Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) e Rui Costa (Casa Civil), e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA). Todos são baianos, e Wagner e Rui Costa já governaram o estado.
Encaminhamos hoje um projeto de Lei ao Congresso Nacional para tornar o dia 2 de julho o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil. Nesta quarta, estarei em Salvador para comemorar esta data histórica junto ao povo baiano
— Lula (@LulaOficial) July 1, 2025
Cláudio Kbene pic.twitter.com/XY0CSxZPTz
Contexto histórico com confrontos armados
Salvador foi palco de confrontos entre militares portugueses e brasileiros após a declaração da Independência por Dom Pedro I, em 15 de novembro de 1822. Ao todo, os confrontos deixaram 150 militares mortos, e resultou na expulsão dos portugueses em 1823.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia
A data é comemorada com um grande desfile cívico em Salvador todos os anos, do qual Lula participará amanhã.