![TRE absolve governador do RJ e vice em ação que pedia cassação](https://midias.em.com.br/_midias/jpg/2025/02/04/castro_claudio-45916586.jpg)
8/1: STF condena empresário mineiro que furtou réplica da Constituição
Marcelo Fernandes Lima foi condenado por cinco crimes e deve cumprir pena de 17 anos; ele já está preso desde 2023
compartilhe
Siga noO Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para condenar o empresário Marcelo Fernandes Lima, de 50 anos, que furtou uma réplica da Constituição de 1988 durante os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Preso desde 2023, Marcelo deve cumprir pena de 17 anos. O julgamento aconteceu em sessão virtual.
O empresário, natural de São Lourenço, no Sul de Minas Gerais, foi condenado por cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União; deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.
- Vereadores de BH entram na 'guerra dos bonés' e usam acessório em plenário
- Vereador do PL deve comandar Comissão de Legislação da Câmara de BH
Nas imagens que circularam, Marcelo aparece envolto em uma bandeira do Brasil exibindo a réplica da Constituição, que estava na sede do STF, aos demais manifestantes. Ele aparece segurando a réplica em cima da escultura 'A Justiça.
-
04/02/2025 - 18:18 TRE absolve governador do RJ e vice em ação que pedia cassação -
04/02/2025 - 19:03 Montes Claros decreta luto oficial pela morte de Humberto Souto -
04/02/2025 - 22:26 Janja divulga agenda após cobrança por transparência
Três dias depois da invasão, ele se apresentou à Polícia Federal, em Varginha, também no Sul de Minas, devolveu a Constituição e prestou depoimento, alegando que a pegou para que ela não fosse danificada por outros manifestantes.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia