É DOCE, MAS NÃO É MOLE NÃO

Maior rapadura do Brasil é feita no Ceará e pesa mais de 18 toneladas

Doce precisou ser quebrado com britadeira e picareta para ser distribuído ao público

Publicidade
Carregando...

A cidade de Pindoretama, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), alcançou um feito inédito no Brasil: produziu uma rapadura de impressionantes 18,6 toneladas. O doce, tradicionalmente feito a partir da cana-de-açúcar, foi oficialmente reconhecido pela plataforma RankBrasil como a maior rapadura já registrada no país.

O marco foi celebrado durante o 16º Festival Internacional da Cana-de-Açúcar – Pindorecana 2025, realizado no último fim de semana. A rapadura gigante foi apresentada ao público na abertura do evento e, no último dia, repartida entre os moradores em um processo que chamou atenção nas redes sociais pelo esforço exigido. Para quebrar o doce, funcionários da prefeitura precisaram usar britadeiras e picaretas. Depois, pedaços do doce foram distribuídos ao público, que aguardava com sacolas e baldes em mãos.

Produzida pelo tradicional Engenho Almeida, a rapadura levou 11 dias para ficar pronta e mobilizou dezenas de pessoas em sua confecção artesanal. Com 6,8 metros de comprimento, 78 centímetros de altura e mais de 18 toneladas, o doce foi feito seguindo o método tradicional de preparo: o caldo extraído da cana-de-açúcar é fervido até atingir uma consistência pastosa, depois resfriado até endurecer e ser moldado, normalmente em barras retangulares.

“Esse doce gigante foi produzido aqui, em nosso Engenho Almeida, de forma artesanal, preservando as raízes e a cultura do nosso povo”, publicou o engenho nas redes sociais. A Prefeitura também comemorou a conquista: “Essa conquista impressionante ressalta o talento e a tradição dos pindoretamenses na produção de doces à base de cana-de-açúcar, exaltando o turismo, a cultura local e a paixão pelo sabor autêntico da região.”

A secretária municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Edja Holanda, recebeu o troféu simbólico do recorde, em nome da cidade. Segundo o RankBrasil, a certificação foi realizada com base no peso estimado de uma amostra de 10x10x10 centímetros, que registrou 1,85 toneladas por metro cúbico. A partir disso, foi calculado o peso total da rapadura, considerando também suas dimensões: base superior de 5,50 metros de comprimento por 1,92 metro de largura, e base inferior de 6,80 metros por 2,23 metros.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Essa é a segunda vez que Pindoretama conquista o título. Em julho de 2023, a cidade já havia produzido uma rapadura de 9,8 toneladas. Porém, foi superada por Cascavel (CE), que fez uma de 10 toneladas, e depois por Santa Cruz da Baixa Verde (PE), com uma de 13 toneladas. Agora, em 2025, o município cearense retoma o primeiro lugar.

Tópicos relacionados:

brasil cana-de-acucar ceara rapadura

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay