Internacional

Congressista 'corta-unhas' causa escândalo no Peru

Publicidade
Carregando...

O Congresso do Peru estava mergulhado em um novo escândalo, após a divulgação de uma foto que mostra uma parlamentar tendo as unhas dos pés cortadas por um assessor enquanto fala ao telefone, recostada no sofá de seu gabinete.

Fique por dentro das notícias que importam para você!

SIGA O ESTADO DE MINAS NO Google Discover Icon Google Discover SIGA O EM NO Google Discover Icon Google Discover

A imagem de Lucinda Vásquez, 67, membro de um partido minoritário de esquerda, impactou a opinião pública, após semanas de protestos contra a classe política, que deixaram um morto e mais de 100 feridos.

A foto foi tirada em 6 de novembro de 2024 e divulgada no último domingo, no programa Cuarto Poder. A imagem viralizou, acompanhada de hashtags como "congressista corta-unhas".

"É uma vergonha que se use uma pessoa, abusando do cargo e abusando do poder, para questões que não têm nada a ver com suas atribuições", criticou nesta quarta-feira (29) o presidente da Comissão de Ética do Congresso, Elvis Vergara.

O caso será analisado pela comissão na próxima semana, quando o Congresso retomar seus trabalhos, informou Vergara.

Lucinda alegou que a imagem havia sido tirada de contexto e negou qualquer intenção de "obrigar e humilhar" seus funcionários. Ela atribuiu a divulgação da foto a uma "vingança" de ex-colaboradores do seu gabinete.

O episódio causou indignação no país. No último dia 10, o Congresso destituiu a presidente Dina Boluarte devido a uma onda de insegurança, e nomeou para substituí-la o chefe do Parlamento, José Jerí.

Antes da destituição de Dina, a desaprovação do Congresso era de 95%, segundo a empresa Ipsos. Na medição da semana passada, o índice ficou em 81%.

"É desagradável, até humilhante, e aumenta efetivamente o desprestígio do Congresso, que atingiu níveis históricos devido à quantidade de escândalos e de mau uso dos recursos" destinados aos parlamentares, disse à AFP Fernando Tuesta, cientista político da Pontifícia Universidade Católica do Peru.

cm-vel/ljc/db/lb/am

Tópicos relacionados:

parlamento peru politica

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay