BONITO NA FOTO

Cemitério com fotos dos mortos viraliza: 'abertura de Senhora do Destino'

Costume começou há poucos anos e, além de identificar os túmulos, ajuda a manter viva a memória dos falecidos

Publicidade
Carregando...

Imagens do cemitério de Annotto Bay, na paróquia de St. Mary, na Jamaica, chamaram atenção nas redes sociais. Isso porque o local é adornado com fotos em tamanho real de pessoas aparentemente “paradas” junto aos túmulos. Os totens são retratos em tamanho real de entes queridos que partiram, posicionados exatamente onde foram sepultados. 

O visual já foi comparado com “fantasmas de papelão” em outros países. Mas os internautas brasileiros  fizeram uma associação menos sobrenatural: a abertura da novela “Senhora do Destino”. A vinheta, exibida no folhetim de 2004, mostra personagens em preto e branco, como estátuas, que vão ganhando cor conforme a câmera se aproxima, simbolizando a passagem do tempo e a chegada e partida de pessoas na vida. A música tema, "Encontros e Despedidas" na voz de Maria Rita, complementava a reflexão sobre a efemeridade da vida e os ciclos de encontros e desencontros.

Já as fotos no cemitério surgiram anos depois da produção brasileira. Segundo o Jamaica Star, a ideia partiu do diretor da Exodus Funeral Services, Errol Green, que implementou os recortes durante a pandemia de COVID-19. Com restrições que impediam o ingresso de caixões em igrejas, muitas famílias sentiram um “vazio simbólico” nas cerimônias. Foi aí que Green propôs uma solução: criar uma imagem em tamanho real da pessoa falecida, como uma forma simbólica de presença.

“Quando a família não tinha nada em que se apoiar, isso tornava o luto mais doloroso. Então foi assim que inventei a fotografia em tamanho real para substituir o próprio caixão”, afirmou Green.

Os recortes variam conforme a personalidade da pessoa homenageada. Alguns aparecem sentados em cadeiras, outros ao lado de carros ou sobre bicicletas — tudo feito com a ajuda de editores de imagem como o Photoshop e da criatividade da família. O resultado é uma imagem que busca capturar não apenas a aparência, mas também a essência de quem se foi.

Em alguns casos, os retratos são reutilizados em festas, homenagens ou cerimônias posteriores. Outros permanecem nos túmulos, como símbolo de memória permanente. A imagem é escolhida pela família do morto. Para se tornar um totem, a foto é reforçada com estrutura de aço, para resistir à passagem do tempo e às intempéries.

A tendência, que já se espalha por outras regiões da Jamaica como Highgate, Portland e St. Catherine, tem causado comoção entre os moradores. Para muitos, os retratos funcionam como uma forma de estender o contato com o falecido, proporcionando consolo.

O morador Megil Young contou ao Jamaica Observer que a imagem da mãe de seus filhos o ajuda a manter uma conexão emocional. “Às vezes venho aqui, sento e converso com a mãe do meu bebê. Quando vejo a foto dela, sinto que realmente tenho alguém com quem conversar”, destacou.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Já o jamaicano Sheldon disse que até fez vídeos para o TikTok com o recorte da mãe, destacando como a presença visual o ajuda a manter viva a lembrança.

Tópicos relacionados:

internet jamaica memes mundo

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay