Palestino morre em ataque de colonos israelenses na Cisjordânia
compartilhe
Siga noA Autoridade Palestina informou, nesta quinta-feira (31), sobre a morte de um homem de 40 anos por asfixia em um incêndio provocado durante um ataque de colonos israelenses em um povoado da Cisjordânia ocupada.
"Jamis Abdel Latif Ayad, de 40 anos, morreu por inalação de fumaça após incêndios provocados por colonos em residências e veículos do povoado de Silwad, na madrugada desta quinta-feira", informou o Ministério da Saúde palestino em comunicado.
No local, testemunhas confirmaram os fatos a um jornalista da AFP.
"Eles (os colonos) vêm de um assentamento ilegal. Um carro os deixa em algum ponto, eles ateiam fogo no que podem e depois fogem", relatou Rafat Husein Hamed, um residente cuja casa foi atacada na manhã desta quinta-feira.
Localizada no centro da Cisjordânia — território palestino ocupado por Israel desde 1967 —, Silwad está próxima de colônias israelenses, todas ilegais segundo o direito internacional. Algumas, conhecidas como "postos avançados", também são ilegais mesmo sob a legislação israelense.
Outros vilarejos palestinos da região também foram atacados, segundo a Autoridade Palestina, que denunciou incêndios em veículos, residências e terras agrícolas.
"Soldados israelenses que acompanhavam os colonos dispararam munição real e lançaram gás lacrimogêneo contra civis palestinos desarmados que tentavam defender suas comunidades", afirmaram os serviços de comunicação do governo palestino.
O Exército israelense disse estar verificando as denúncias.
vid-hab-crb/feb/mab/mb/dd/aa