Defesa Civil de Gaza relata 30 mortos por disparos israelenses
compartilhe
Siga noA Defesa Civil da Faixa de Gaza informou, nesta quarta-feira (30), que 30 pessoas morreram em um mesmo local devido a disparos do Exército israelense no território palestino sitiado, declarou seu porta-voz, Mahmoud Bassal.
"Pelo menos 30 mártires foram assassinados em um massacre perpetrado pelo ocupante contra pessoas que aguardavam ajuda no norte de Gaza", declarou Bassal à AFP.
Consultado pela AFP, o Exército israelense informou que estava investigando essas acusações.
"O ocupante dispara deliberadamente contra pessoas na área de Zikim, onde chegam os caminhões de ajuda humanitária. [...] Não podemos atender a um grande número de vítimas. Os hospitais estão cheios de mártires e feridos", acrescentou o porta-voz.
O diretor do hospital Al Shifa em Gaza, Mohamed Abu Salmiya, indicou, por sua vez, à AFP que registrou 35 mortos.
"Até agora, recebemos 35 mártires e mais de 200 feridos devido aos disparos do ocupante contra pessoas que aguardavam ajuda ao norte da Cidade de Gaza. Os números estão aumentando e o necrotério está lotado", acrescentou.
Os disparos ocorreram perto do antigo complexo hoteleiro Bianco Resort, na costa, a menos de três quilômetros da fronteira com Israel, disseram testemunhas à AFP.
Segundo o porta-voz da Defesa Civil, pelo menos 40 pessoas foram mortas nesta quarta-feira em operações israelenses na Faixa de Gaza.
my-glp/hba/ila/jm/meb/ic/am