Reino Unido restabelece relações diplomáticas com a Síria
compartilhe
Siga noO Reino Unido anunciou o restabelecimento das relações diplomáticas com a Síria durante uma viagem a Damasco do chefe da diplomacia britânica, David Lammy, após a derrubada de Bashar al-Assad em dezembro.
"O Reino Unido restabelece as relações diplomáticas porque é de nosso interesse ajudar o novo governo a cumprir seu compromisso de construir um futuro estável, mais seguro e mais próspero para todos os sírios", disse Lammy, citado em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores.
Fotos divulgadas pelo gabinete do presidente sírio Ahmed al Sharaa mostram ele e Lammy reunidos com o ministro das Relações Exteriores da Síria, Asad al Shaibani.
Eles discutiram "questões bilaterais... e caminhos para uma cooperação mais próxima, assim como questões regionais e internacionais", afirmou a presidência em um comunicado.
O Ministério das Relações Exteriores da Síria emitiu uma declaração semelhante após uma reunião separada entre Lammy e Shaibani.
Lammy disse que uma Síria estável beneficiará o Reino Unido porque "reduz o risco de migração irregular, garante a destruição de armas químicas" e "enfrenta a ameaça do terrorismo".
Bashar al-Assad foi derrubado em dezembro, após mais de 13 anos de guerra, depois de uma ofensiva rebelde liderada por Al-Sharaa, que agora é presidente interino.
cla/am/hgs/jvb/eg/jmo/fp