Chuva causa deslizamentos em BH e região metropolitana
Deslizamentos de terra e alagamento foram registrados pelos bombeiros na noite desse domingo (2/11) em Belo Horizonte e São José da Lapa, na Grande BH
compartilhe
SIGA
Com as fortes chuvas registradas nos últimos dias, Belo Horizonte e São José da Lapa (MG), na Região Metropolitana, tiveram dois deslizamentos de terra na noite desse domingo (2/11).
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG), moradores da Vila Nossa Senhora do Rosário, na Região Leste de BH, relataram que algumas moradias foram atingidas por um deslizamento de terra na Rua Pitangui.
Leia Mais
Os bombeiros informaram que a terra derrubou parte de um muro, mas não houve feridos. Também não houve interdições no local, mas uma obra nos fundos de um imóvel foi apontada como um possível motivo da movimentação no solo.
- Defesa Civil emite alerta para risco de deslizamento na Grande BH
- MG: Prefeitura de Luz decreta situação de emergência após chuva de granizo
A Defesa Civil de BH foi acionada ainda nesse domingo e constatou que o imóvel foi atingido por uma pedra desprendida de uma encosta, que atingiu a parte dos fundos da construção.
O impacto comprometeu a parede posterior do imóvel e danificou uma caixa d’água instalada sobre a encosta, mas outras estruturas da edificação não apresentaram danos visíveis.
O morador foi orientado e notificado a manter a área isolada até a realização da vistoria técnica, realizada na manhã desta segunda-feira (3/11), que reavaliou as condições da encosta e do entorno.
De acordo com o órgão municipal, os moradores da casa ao lado terão que sair do local, pois há risco de que novas pedras caiam. Ontem, os bombeiros interditaram e tiraram os moradores vizinhos, além de fecharem um bar, ao lado da residência atingida.
A moradora Maria Aparecida de Souza, que também precisou sair do local, relatou que ouviu um barulho na noite de ontem. De acordo com ela, há um prédio sendo construído no alto da encosta. Com a chuva, a pedreira foi comprometida e uma pedra se soltou.
Já em São José da Lapa, a casa de uma senhora foi invadida pela água e ela teve dificuldades de sair do imóvel, localizado na Avenida Euzebia Maria de Jesus, no Bairro Dom Pedro I.
- Período chuvoso: BH retoma encontros de grupo gestor de riscos
- Chuva de granizo atinge o Sul de Minas e moradores registram estragos
Os bombeiros identificaram que uma escada desabou devido às chuvas e comprometeu a moradia. A Defesa Civil do município foi acionada e interditou a residência. A moradora foi acolhida por parentes.
Risco geológico
O acumulado de chuvas registrado nos últimos dias deixou cinco regiões sob risco geológico: forte nas regionais Nordeste e Leste; e moderado na Pampulha, em Venda Nova e na Região Norte. O alerta é válido até esta segunda-feira.
- BH: chuva arranca asfalto de avenida na Região da Pampulha
- Chuva forte causa alagamentos e deixa trânsito lento na Grande BH
A Defesa Civil recomenda atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos. Se observar algum desses sinais, saia imediatamente do seu imóvel e ligue para a Defesa Civil (199). Em caso de emergência, a recomendação é ligar para o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Sinais de que deslizamentos podem acontecer
- Trinca nas paredes.
- Água empoçando no quintal.
- Portas e janelas emperrando.
- Rachaduras no solo.
- Água minando da base do barranco.
- Inclinação de poste ou árvores.
- Muros e paredes estufados.
- Estalos.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias relevantes para o seu dia
Recomendações
- Não faça cortes muito altos e inclinados nos barrancos.
- Coloque calha no telhado da sua casa.
- Conserte vazamentos em reservatórios e caixas-d’água.
- Não jogue lixo ou entulho na encosta.
- Não despeje esgoto nos barrancos.
- Não faça queimadas.